Construção de um dessalinizador solar: uma atividade para o ensino de conteúdos procedimentais

Filipe Antunes da Silva, Luiz Clement

Resumo


Este trabalho tem por objetivo identificar a presença de conteúdos procedimentais numa sequência de ensino envolvendo a construção de uma dessalinizador solar. Esta pesquisa constitui-se na análise de uma sequência de ensino, aplicada numa escola pública estadual no município de São Francisco do Sul - SC, com três turmas da segunda série do Ensino Médio, na disciplina de Química, totalizando sete aulas. Os resultados são analisados e discutidos de acordo com a identificação de conteúdos procedimentais trabalhados durante o desenvolvimento da sequência de ensino proposta. Para isso, é utilizado a classificação dos procedimentos proposto por Pozo e Postigo (1994), são elas: 1) aquisição da informação; 2) interpretação da informação; 3) análise da informação e realização de inferências; 4) compreensão e organização conceitual da informação e 5) comunicação da informação.Os resultados da análise mostram que a sequência de ensino aplicada proporcionou a realização de diversos conteúdos procedimentais, os quais foram enquadradas em todas as classificações propostas por Pozo e Postigo (1994). A construção deste dessalinizador solar apresentou-se como uma rica ferramenta de ensino para a exploração de conteúdos procedimentais, além de possibilitar o ensino de diversos conteúdos conceituais e poder abranger diversas áreas do conhecimento.

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