Editorial

Luciane Mulazani dos Santos

Resumo


A parceria entre a Universidade do Minho, de Portugal e a Universidade do Estado de Santa Catarina vem de longa data. No conjunto das ações decorrentes dessa parceria, em 2015, realizamos o primeiro Colóquio Luso-Brasileiro de Educação (COLBEDUCA). Na primeira edição, nos reunimos no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da UDESC, em Florianópolis, para compartilharmos pesquisas e práticas realizadas nas áreas de Desenvolvimento Curricular, Tecnologia Educacional e Educação Matemática. A temática do colóquio, “Currículo, Tecnologias e Ensino: desafios atuais” foi escolhida em função de linhas de pesquisa que aproximam os grupos de pesquisa envolvidos das duas universidades, UDESC e UMinho, além de serem importantes temáticas, sempre com necessidade de debate, para aqueles envolvidos com os modos de se fazer, pensar e discutir a Educação. Desta forma, o evento foi organizado de modo a possibilitar compartilhamento de ideias, reflexões e propostas de ensino e de pesquisa. Além disso, o evento contribuiu para o fortalecimento e a divulgação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UDESC, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC e do Doutoramento em Ciências da Educação do Instituto de Educação (IE) da UMinho, em busca da socialização e consolidação da produção científica na área da Educação. Na programação, desenvolvida ao longo de dois dias, houve espaço para quatro conferências, uma mesa-redonda e seções de apresentação de trabalhos.

O segundo COLBEDUCA realizou-se nos dias 5 e 6 de setembro de 2017, no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, na cidade de Joinville, Santa Catarina. Assim como na primeira edição, foram realizadas discussões nas áreas temáticas Desenvolvimento Curricular; Tecnologia Educacional e Educação Matemática. A novidade dessa edição foi a inserção da área temática Ensino de Ciências, ampliando, assim, as práticas e pesquisas envolvidas. Como tema do evento, escolhemos “Práticas e pesquisas educacionais em debate – desafios para a próxima década” para mobilizarmos reflexões sobre as situações atuais e as perspectivas para a Educação em Brasil e em Portugal. Novamente, o COLBEDUCA envolveu o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC e o Doutoramento em Ciências da Educação da UMinho. Foram apresentados 54 trabalhos no formato comunicação oral, 20 no formato pôster e 4 mesas-redondas.

A terceira edição do COLBEDUCA aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro de 2017 no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) em Florianópolis. Assim como nas duas edições anteriores, foram realizadas discussões nas áreas temáticas que aproximam as duas instituições em termos das pesquisas que desenvolvem na área da Educação e do Ensino. Como tema do evento, escolhemos “Desafios contemporâneos da Educação Escolar: diálogos sobre o currículo, ensino e tecnologias”.  Foram apresentados 127 trabalhos no formato comunicação oral,  3 mesas-redondas e 2 conferências.

Com satisfação, apresentamos estes anais do IV COLBEDUCA. Desta vez, o evento realizou-se em Portugal, nas cidades de Braga e de Paredes de Coura, nos dias 24 e 25 de Janeiro de 2018 e articulou-se com a realização do CIEE 2018 – Currículo, Inclusão e Educação Escolar em pareceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O tema escolhido foi “Currículo e Inclusão em Tempos de Internacionalização”. Mais uma vez, evidenciamos práticas e pesquisas luso-brasileiras em Educação.

 

Atenciosamente

Profa. Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos

Coordenação Geral do IV COLBEDUCA no Brasil

 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.