Práticas Inovadoras na educação: Possibilidades da convergência entre a educação a distância e a educação presencial

Luciana Dalla Nora dos Santos, Gina Maria Porto de Aguiar, Bento Duarte da Silva

Resumo


Este trabalho discute o potencial inovador das tecnologias como motivadoras de um poder de transformação renovado a partir da construção de novas formas de aprender e de ensinar que articulem o presencial e o virtual. Assim tem como objetivo trazer referenciais teóricos que possibilitem pensar na construção de práticas inovadoras na era digital, que poderão combinar o melhor do presencial com as potencialidades do virtual. Interessa problematizar se esta convergência pode ser entendida como um elemento propício para a inovação, visto que, somente a utilização da tecnologia neste processo não garante a construção de uma prática inovadora, pois todos os processos dependem de um projeto pedagógico bem construído o qual seja capaz de superar a prática da reprodução e da transmissão e levar à produção do conhecimento. Assim, servem como aporte teórico os estudos de Cunha (2016), Jenkins (2009), Kenski (2012, 2015), Moran (2000, 2004, 2015), Silva (2000, 2011), Silva e Gomes (2003), Silva e Conceição (2013), Silva e Falavigna (2016), entre outros. A partir deste trabalho, pretende-se fomentar não somente a discussão acerca da necessária e urgente convergência entre estas duas modalidades de ensino (educação presencial e educação a distância) como também problematizar se esta aproximação pode contribuir para a produção de práticas pedagógicas inovadoras na educação.

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