Processo de integração e inclusão educativa: um estudo com alunos com necessidades educativas especiais do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico

Cristiane Maria da Silva Campos

Resumo


Numa sociedade que vive sob os auspícios da globalização, em que a educação tem de responder a imperativos de performatividade, é necessário compreender como está sendo contextualizada e praticada a educação inclusiva, principalmente, nas escolas regulares, com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O objetivo deste estudo foi analisar de que forma é realizado o processo de integração e a inclusão educativa, em escolas regulares, das crianças com NEE em Portugal. O estudo foi realizado numa escola, localizada na região Norte de Portugal. Asseguradas as questões éticas, analisámos documentos (Projecto Educativo e Projecto curricular de turmas) e realizámos entrevistas semiestruturadas (o director e dois professores). Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo e revelam que o processo de integração das crianças com NEE, nessa escola, é realizado de forma harmoniosa e respeitando os pressupostos da educação inclusiva; o contexto vivido dentro da escola tem influência no exterior; e a família tem uma importância fulcral no processo de integração e aprendizagem dessas crianças. Os resultados deixam muita esperança num futuro promissor para estas crianças.


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