Impacto dos Programas de Educação para a Cooperação em situação de Emergência. Um estudo de caso em Portugal.

Ângela Cristela Campinho da Costa Gomes

Resumo


Este projeto de investigação insere-se no âmbito da Educação e Cooperação para o Desenvolvimento. Pretendemos investigar as respostas na área da Educação e da Cooperação no âmbito do acolhimento dos refugiados e requerentes de asilo. Consideramos relevante estudar, analisar e definir o papel de Portugal nas políticas de Cooperação para o Desenvolvimento para as populações em situações de emergência. Para tal, debruçar-nos-emos em dois aspetos centrais: o estudo das práticas e das representações da Educação e Cooperação em Portugal, para determinar e avaliar o impacto em situações de emergência; a definição do papel que os programas têm na vida destas populações. Como amostra para esta investigação teremos um conjunto de 12 instituições na zona norte e 13 na zona centro, situadas no contexto nacional. O público-alvo é constituído por famílias e/ou pessoas individuais em situações de emergência, designadamente os refugiados. A metodologia de investigação é mista, utilizando-se o estudo de caso como opção.


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