Currículo e recursos tecnológicos: que relações?

Lilian Moreira, Altina Ramos, José Carlos Morgado

Resumo


Quando se reflete sobre o conceito de currículo pensa-se no “que ensinar”, “como ensinar”, “quando ensinar” e “como avaliar”. Raramente se pensa nos recursos que podem (ou não) ser utilizados para a consecução desses propósitos.
Assim, partindo da distinção entre os conceitos de recursos educativos e recursos curriculares, bem como de recursos digitais e recursos multimodais, procuramos ao longo deste texto identificar as principais vantagens que resultam da utilização dos recursos tecnológicos na concretização e monitorização dos processos de ensino-aprendizagem na sala de aulas, sobretudo se pretendemos que esses processos viabilizem, de facto, o envolvimento dos estudantes em aprendizagens mais significativas, capazes de estimularem a sua autonomia e o seu protagonismo nesse empreendimento educativo. Faremos, ainda, referência à importância da utilização de recursos tecnológicos tanto no processo de formação (inicial e contínua) de professores, como na conceção e desenvolvimento de um currículo para o Século XXI.


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