Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente

Evelise Maria Labatut Portilho, Giovani de Paula Batista, Helton Roberto Real

Resumo


O Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente faz parte da linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR/Brasil. Desde o seu início o foco das pesquisas se direciona para o processo de aprendizagem e a formação de professores. A primeira pesquisa (2005-2009) foi desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR com o objetivo de investigar o processo de aprendizagem de alunos e professores e o conhecimento didaticamente transposto da cultura para a escola. A segunda pesquisa (2009-2012) foi desenvolvida em um CMEI de Curitiba/PR, objetivando identificar o papel profissional e social da professora de Educação Infantil e sua percepção como educadora na construção do conhecimento. A terceira pesquisa (2013-até hoje) apresenta como meta promover espaços de intervenção na formação continuada de professores de diferentes níveis de ensino, com o intuito de ressignificar suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa está apoiada na visão fenomenológica hermenêutica, com o intuito de descrever e interpretar os dados observados. Os resultados geraram trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e trabalhos científicos apresentados e publicados em eventos e periódicos da área de educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.