A tecnologia educativa e algumas possibilidades para inovar no currículo

Bento Duarte da Silva, Eliana Alves Moreira Leite, Gina Maria Porto de Aguiar, Luciana Dalla Nora dos Santos, Maria de Fátima Cavalcanti de Souza

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da Tecnologia Educativa (TE) no âmbito da inovação curricular, considerando as aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos educativos, nas situações de aprendizagem e nas perspectivas de produção colaborativa do conhecimento. A pesquisa ocorreu por meio de caráter exploratório, que iniciou-se com os textos selecionados nas atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017: aprender nas nuvens, Learning in the Clouds. Utilizou-se como aporte teórico Silva; Blanco; Gomes & Oliveira (1998); Morgado (2017), Silva (2002); Neves (2017); Ota; Júnior & Barros (2017), dentre outros. O procedimento de análise dos textos deu-se através da revisão narrativa.O trabalho situa o campo de estudo da TE, apontando a inserção das tecnologias da informação e da comunicação no currículo. Em seguida, no âmbito da TE discute-se as relações entre a inovação e o currículo e são apresentadas algumas possibilidades de inovar no currículo. Dessa forma pretende-se contribuircom o entendimento da temática da TE enquanto possibilidade para a construção de práticas inovadoras na educação que poderão auxiliar no processo de inovação no currículo.

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