A literacia digital de professores em formação online: Um estudo de caso numa universidade brasileira

Elaine Jesus Alves, Bento Duarte da Silva

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa doutoral realizada numa universidade brasileira, Universidade Federal de Tocantins (UFT), que teve o objetivo de investigar as possíveis mudanças que a experiência de formação em curso ministrado a distância pode ter na literacia digital dos cursistas nos aspetos do trato com a tecnologia no cotidiano e nas suas práticas pedagógicas. O texto está organizado em três seções: a primeira apresenta algumas iniciativas de políticas públicas do governo federal brasileiro no campo da formação de professores na modalidade a distância considerando o teor implícito nestas iniciativas e a concepção de formação introjetadas nestes programas. A seção seguinte apresenta alguns dados do estudo realizado no Tocantins em que se investigou sobre os impactos da formação a distância na literacia digital de um grupo de professores/cursistas no campo da integração das tecnologias nas suas práticas pedagógicas. O artigo encerra com algumas ponderações que o referido estudo investigativo destacou no que diz respeito ao modelo de formação que possa contemplar a literacia digital dos professores em curso, preparando-os para tirarem partido das tecnologias visando potencializarem suas práticas didáticas.

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