FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DO CEAD/UDESC NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Juciane Rodrigues de Abreu, Luisa Dalmina, Marzely Gorges Farias

Resumo


RESUMO

 

O presente trabalho consiste na análise das estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, cuja finalidade foi verificar como a Universidade está preparando os futuros pedagogos para os desafios gerados no processo de construção de contextos inclusivos em ambientes escolares. Princípios da educação inclusiva têm sido alicerçados nos direitos humanos em consonância com as políticas públicas elaboradas na intenção de garantir uma educação para todos. Diante do desafio de promover uma educação inclusiva torna-se fundamental a preparação adequada do educador desde sua formação inicial. Neste sentido, os objetos da pesquisa foram os currículos vigentes do Curso de Licenciatura de Pedagogia do CEAD/UDESC. A análise foi realizada buscando-se identificar componentes curriculares e suas respectivas ementas que abordem o tema em questão. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental com abordagem predominantemente qualitativa e em menor escala quantitativa. Os resultados obtidos mostram que a carga horária e o conteúdo ministrados podem ser considerados insuficientes para a formação do futuro pedagogo, uma vez que se restringem basicamente a componentes curriculares introdutórios de fundamentação teórica que contemplam minimamente o exigido pela legislação vigente. Desta forma, podemos dizer que o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia do CEAD-UDESC encontra-se deficitário frente à crescente demanda por práticas educacionais inclusivas. Consideramos que o ideal de formação inicial de pedagogos, almejado em tantas políticas públicas e perspectivas sociais, poderia ser alcançado com uma proposta de currículo que trabalhasse de forma articulada e prática cada conteúdo associado aos diferentes estilos de aprendizagem. Este modelo contribuiria significativamente para o desenvolvimento das competências necessárias a educadores comprometidos e conscientes de seu papel frente a educação numa perspectiva inclusiva.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Currículo. Inclusão


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