ORGANIZAÇÃO, CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ESTUDANTES DO CA/UFSC: VALORIZANDO A ABORDAGEM CURRICULAR INCLUSIVA

Helen Denise Daneres Lemos, Simone de Mamann Ferreira, Eloísa Barcellos de Lima, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado, Fernanda Albertina Garcia

Resumo


O presente projeto de pesquisa e extensão tem como principal temática o levantamento das criações, das utilizações e da organização de materiais e recursos pedagógicos adaptados por professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, dentro de uma proposta curricular inclusiva onde o apoio à atuação destes profissionais se faz necessária e constante. Entre os objetivos deste projeto destacam-se a análise das demandas e opiniões dos professores em relação aos recursos adaptados disponíveis junto ao processo inclusivo de estudantes público-alvo da Educação Especial, o levantamento através de registros e catalogação de recursos adaptados para estudantes público-alvo da Educação Especial, a organização de um acervo com estes recursos e a criação de novos materiais que estejam em acordo com a proposta curricular de cunho inclusivo na qual se baseiam todas as práticas educacionais da instituição escolar.  A abordagem metodológica é qualitativa, em uma pesquisa exploratória, com levantamentos, registros e catalogação de materiais já existentes nos laboratórios das diferentes áreas de conhecimento, bem como, análises de entrevistas e questionários  realizados com os professores que  criam e/ou utilizam tais recursos em sala de aula. Entre os principais resultados parciais temos o levantamento por catalogação e registro em quatro laboratórios de áreas de conhecimento distintas – Matemática, Ciências, Biologia e a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o desenvolvimento de um Portal Virtual denominado COAMAR em que tais materiais estão disponibilizados para consulta e futuro empréstimo a toda a comunidade acadêmica universitária e, por fim, as análises das entrevistas com professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio de Aplicação que participaram do processo de pesquisa. Estas análises levam-nos a concluir que os professores acreditam na valorização de seu trabalho como educadores através da própria valorização dos materiais que criam e utilizam no desenvolvimento de suas aulas. Nestes processos de criação, envolvem-se também os estudantes, que se tornam protagonistas de sua aprendizagem, interagindo entre si, incluindo e aprendendo a cooperar na aprendizagem de outros colegas. Tais materiais são utilizados, portanto, com a intenção de promover a inclusão dos estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino da Instituição. Nasce daí, a relevância do projeto que tem o intento de assegurar a guarda de um acervo constantemente atualizado e dinâmico, apoiando as práticas docentes em grande parte de suas necessidades. O presente projeto continua em andamento e ampliará sua atuação no âmbito da educação pública no estado de Santa Catarina, desenvolvendo um processo de formação continuada com professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio em aproximadamente 52 escolas de Florianópolis nos próximos dois anos.

Palavras –chave: recursos adaptados, educação especial, inclusão, currículo, formação docente.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.