Lugar de pesquisar é na escola: uma proposta de reorganização curricular numa escola brasileira

Mônica Wendhausen, Sônia Melo, Silvio Weiss

Resumo


A presente comunicação trata de uma pesquisa em curso que possui como mote sócio educacional a reorganização curricular em andamento, numa escola municipal de Florianópolis. Desta forma, apresentamos as causas que levaram-na à reorganização como também, a metodologia de ensino e aprendizagem envolvida. Sabe-se que uma reorganização curricular envolve muito mais que uma mudança de estratégias didático-pedagógicas, mas principalmente o engajamento da comunidade escolar e a vontade de mudar e experimentar um novo caminho de gestão administrativa-educacional. As reformas no campo educacional são produções híbridas que ocorrem entre as inovações advindas da sociedade e o saber prático dos professores, com a consequente aceitação de toda comunidade escolar, gerando novos contextos de inovação educacional dentro das instituições de ensino. (GVIRTZ; LARRONDO, 2007; VIÑAO, 1996). A partir disso, a escola em questão, percebendo as demandas substanciais advindas principalmente, com a presença massiva das tecnologias digitais e daí, da mudança de comportamento das crianças, que não mais se interessavam por aulas expositivas e pouco interativas, lança um desafio a equipe gestora da escola em uma avaliação realizada pelo seu Conselho Deliberativo. O desafio lançado para a equipe da escola era otimizar e ampliar o uso de espaços como Biblioteca e Sala Informatizada para atividades de pesquisa. E este desafio foi respondido pela equipe e um pai de aluno eficazmente, superando as expectativas, trazendo uma metodologia que imprime uma prática educativa com os seguintes elementos: interatividade, protagonismo infantil, aprender fazendo, aprender juntos. (WENDHAUSEN; WEISS; MELO; VIEIRA; NEVES, 2017). A proposta apresentada envolve a adaptação da metodologia da pesquisa para estudantes de 6 a 10 anos. A sequência didática do método consiste, aproximadamente, nas etapas de iniciação científica desenvolvidas no meio acadêmico: (1) Fase exploratória inicial - (2) Definição do tema e problematização. (3) Definição dos 'instrumentos' e estratégias de coleta de dados - (4) Coleta de dados - (5) Relatório final e 'publicação'. Todas estas etapas ocorrem durante o ano letivo e sua etapa mais longa consiste na coleta de dados. Aliada a elas, os professores são submetidos a formação continuada e em serviço, e planejamentos semanais. Dessa forma, a investigação de doutoramento PPGE/UDESC busca compreender a percepção da comunidade escolar sobre o PAC, que contribui concretamente para o fortalecimento do PPP da escola. O enquadramento epistemológico-metodológico da pesquisa expressa-se na integração do paradigma qualitativo-interpretativo e o sócio-crítico, entendidos como complementares na busca da percepção dos sujeitos pesquisados sobre o fenômeno concreto, no qual lançamos um olhar crítico e dialético, buscando a transformação da realidade dada.  A investigação se caracteriza por dois momentos específicos: a recolha e análise documental, e posterior entrevista com 20 membros da comunidade escolar, participantes do PAC. O recorte desta comunicação são as primeiras análises realizadas a partir do corpus documental, de dois grupos criados no Facebook pela professora de duas turmas de escolares participantes do PAC, em 2014 e 2015, 3º e 4º ano respectivamente. São descrições das atividades realizadas pelos/as estudantes durante o ano letivo pela professora-orientadora. Os registros que foram alvo da análise correspondem à 1ª etapa da atividade desses dois anos. Os primeiros resultados revelam: 1. Um projeto que aponta ter possibilitado a abertura à mudança da relação professor-aluno na perspectiva do processo ensino-aprendizagem. 2. A importância da participação ativa em relação ao trabalho proposto. 3. Desvela-se, a princípio, como uma tarefa a ser cumprida, mas aponta a possibilidade de ser descoberta uma outra forma de aprender e ensinar, na condição de aprender a conhecer juntos. 4. Revela-se uma relação professora-estudantes que foi (re)significada, fortalecida pela atitude compartilhada e de corresponsabilidade, com indicadores da construção de um processo de ensino-aprendizagem dialógico.

Palavras-chave: Reorganização Curricular. Metodologia de Pesquisa. Escola de Ensino Fundamental I.

 


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Referências


GVIRTZ, S., LARRONDO, M. (2007) Notas sobre la escolarización de la cultura material. Celulares y computadoras en la escuela de hoy. Teias: Rio de Janeiro, 8 (15-16).

VIÑAO, A. (1996). Culturas escolares, reformas e innovciones: entre la tradición y el cambio. VIII Jornadas Estatales del Fórum Europeo de Administradores de la Educación. Murcia, p.17-29.

WENDHAUSEN, M.; WEISS, S.; MELO, S.; VIEIRA, R.; NEVES, R. Case 'Learn to Know: Whole Body Search' – Educational Innovation Project in a Florianopolis/Brazil’s School. 7ª International Conference: The Future of Education 2017. Firenze, Italy. (ISSN 2384-9509).


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