A QUÍMICA DOS METAIS EMPREGADA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • João Batista Santos Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Eduardo Hamada Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Caio Guilherme Pereira Santos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v10i1.7630

Resumo

A divulgação científica é um recurso essencial para a apresentação das produções acadêmicas à sociedade. Diversos autores reiteram a importância dessa comunicação para o público leigo. Outra grande contribuição da divulgação científica é mostrar a importância da ciência para a plena formação da cidadania dos estudantes. Nessa perspectiva, o presente trabalho utilizou o tema “Química dos metais” para divulgar, a alunos de Ensino Médio de uma escola pública, as aplicações desses materiais nos mais diferentes setores da sociedade, além de contribuir para a formação inicial de professores de Química. Os resultados demonstraram uma ótima receptividade por parte dos alunos em relação à abordagem experimental investigativa e a metodologia também serviu de base para a formação de alunos do curso de licenciatura em Química, fatos comprovados por meio das argumentações durante as atividades experimentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto II pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto IV pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

João Batista Santos Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto II pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Eduardo Hamada, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Caio Guilherme Pereira Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins; SANTOS JÚNIOR, João Batista; HAMADA, Eduardo; SANTOS, Caio Guilherme Pereira. A QUÍMICA DOS METAIS EMPREGADA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 1–16, 2016. DOI: 10.5965/cidea.v10i1.7630. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/7630. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos