ANÁLISE DO EQUILÍBRIO EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO APÓS EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS DE MARCHA OU DE EQUILÍBRIO

Autores

  • Bernardo Echeverria dos Santos Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Felipe Alves Jachstet Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Eloá Ferreira Yamada Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v9i1.6189

Resumo

A osteoartrite (OA) é uma doença articular crônica e degenerativa, que leva a incapacidade funcional e reduz a qualidade de vida. O tratamento fisioterapêutico baseado em exercícios terapêuticos na OA busca diminuição da progressão da doença, redução da dor, melhora da mobilidade e melhora do equilíbrio. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia do treino de marcha ou do treino de equilíbrio, no equilíbrio de pacientes com OA de joelho. Participaram do estudo 20 pacientes, que foram avaliados antes e depois do tratamento de Fisioterapia. Para a avaliação foram utilizados: o teste timed up and go, teste de Romberg com apoio unipodal e a escala de equilíbrio de Berg. Foram realizadas 14 sessões, a primeira e a última sessões foram de avaliação e reavaliação, da 2ª a 7ª sessões os pacientes realizaram exercícios aeróbicos, de alongamentos e de fortalecimento, e a partir da 8ª sessão serão acrescentados treino de marcha ou de equilíbrio. Os pacientes portadores de OA de joelho que participaram desse estudo apresentaram melhora após as sessões de Fisioterapia Os resultados indicaram que os protocolos de exercícios realizados foram eficazes na melhora do equilíbrio dos pacientes portadores de OA de joelho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Echeverria dos Santos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana-RS

Felipe Alves Jachstet, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana-RS

Eloá Ferreira Yamada, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana-RS

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

SANTOS, Bernardo Echeverria dos; JACHSTET, Felipe Alves; YAMADA, Eloá Ferreira. ANÁLISE DO EQUILÍBRIO EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO APÓS EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS DE MARCHA OU DE EQUILÍBRIO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 12–22, 2015. DOI: 10.5965/cidea.v9i1.6189. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/6189. Acesso em: 18 abr. 2024.