ECOMODA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APLICADA A MULHERES PRESIDIÁRIAS

Autores

  • Neide Kohler Schulte Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lucía Andrea Vinatea Barbarena

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v8i2.4702

Resumo

Este artigo apresenta uma atividade desenvolvida pelo Programa de Extensão Ecomoda da UDESC com mulheres do Presídio Feminino de Florianópolis. Foi identificada a necessidade de capacitação e trabalho para mulheres presas visando prepara-las para voltarem a viver em sociedade sem reincidência. As mulheres geralmente são abandonadas pelos maridos ou namorados, têm baixa autoestima e poucas opções de trabalho depois que cumprem a pena. A proposta é oferecer capacitação em ecomoda e buscar empresas parceiras que proporcionem trabalho e renda durante o período em que estão presas e também após cumprimento da pena. São oferecidos cursos de pontos e bordados a mão, costura, desenho de moda, customização, restauração de roupas, empreendedorismo social, economia solidária e outros cursos e oficinas de acordo com as demandas identificadas no decorrer do trabalho junto as presas. A customização e restauração de roupas têm sido o foco do projeto das capacitações, pois se identificou também o problema gerado pelo excesso de roupas descartas pelos usuários. Com a restauração e customização de roupas é possível gerar trabalho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Kohler Schulte, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM-RS (1992), especialização em Ensino da Arte pela UNIVILLE e em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-SC, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC-SC (2003), doutorado em Design pela PUC-Rio (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, desenho digital, estamparia, desenvolvimento de coleção, ecomoda e sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, economia solidária e gênero.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

SCHULTE, Neide Kohler; BARBARENA, Lucía Andrea Vinatea. ECOMODA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APLICADA A MULHERES PRESIDIÁRIAS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 46–64, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i2.4702. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4702. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos