ANÁLISE DA TUBERCULOSE NO ESTADO DE SANTA CATARINA: CONHECIMENTOS OPORTUNIZADOS EM CAMPO TEÓRICO PRÁTICO

Autores

  • Gabriela Schwaab UDESC
  • Maiara Bordignon UDESC
  • Daniela Gazoni UDESC
  • Letícia de Lima Trindade UDESC e Unochapecó
  • Iracema Lourdes Gusatti Azzolini UDESC e 4ª Gerência de Saúde da Região Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v8i2.4526

Resumo

Este relato busca expor uma análise da distribuição dos casos de tuberculose no Estado de Santa Catarina, oportunizado pelo estágio supervisionado em Enfermagem junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da 4a Gerência de Saúde da Região Oeste de Santa Catarina. O estágio ocorreu no primeiro semestre de 2014, com foco na ação gerencial do enfermeiro e na reflexão dos diferentes indicadores de saúde. Desta forma, avaliou-se a partir do Sistema de Informação de Notificação e Agravos (SINAN-NET), a frequência de tuberculose por faixa etária, sexo, escolaridade, forma de contágio, bem como, a associação desta patologia com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), no período de 2003 a 2013. Incluem-se registros de 264 municípios do Estado de Santa Catarina, cujos dados foram organizados no Software Excel, e posteriormente, analisados a partir da estatística descritiva. A população mais acometida por tuberculose foi do sexo masculino, na faixa etária dos 35 a 49 anos de idade, com escolaridade de Ensino Fundamental Incompleto, e identificou-se a tuberculose pulmonar como prevalente. O acompanhamento dos registros permite ao enfermeiro maior compreensão dos indicadores de saúde, visando qualificar o processo gerencial e a promoção de ações de combate e controle aos diferentes agravos de notificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Schwaab, UDESC

Acadêmica de Enfermagem da UDESC.

Maiara Bordignon, UDESC

Acadêmica de Enfermagem da UDESC. Membro do Grupo de Estudos Sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC).

Daniela Gazoni, UDESC

Acadêmica de Enfermagem da UDESC.

Letícia de Lima Trindade, UDESC e Unochapecó

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UDESC e do Mestrado em Ciências da Saúde da Unochapecó. Líder do GESTRA/UDESC.

Iracema Lourdes Gusatti Azzolini, UDESC e 4ª Gerência de Saúde da Região Oeste de Santa Catarina

Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da 4ª Gerência de Saúde da Região Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

SCHWAAB, Gabriela; BORDIGNON, Maiara; GAZONI, Daniela; TRINDADE, Letícia de Lima; AZZOLINI, Iracema Lourdes Gusatti. ANÁLISE DA TUBERCULOSE NO ESTADO DE SANTA CATARINA: CONHECIMENTOS OPORTUNIZADOS EM CAMPO TEÓRICO PRÁTICO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 113–137, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i2.4526. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4526. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências