PROJETO DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS

Lucas Dominguini, Luiz Henrique De Biasi, Jéssica Alves Marques, Juliani Conti Martins, Ana Paula Figueiredo, Maristela Gonçalves Giassi

Resumo


A química faz parte da nossa vida. Toda matéria que existe é composta por elementos químicos, desde os gases até as estruturas mais complexas. Esse trabalho relata os resultados de um projeto de extensão que disponibilizou o laboratório de química do IFSC para realização de atividades experimentais orientadas. Tal proposta teve como objetivo difundir os conhecimentos químicos entre alunos da rede pública e particular de ensino e coletar dados para produção cientifica na área de ensino de química. Para tal, foram realizados minicursos para alunos de ensino fundamental, médio e superior com enfoque diferente para cada etapa de escolarização. Os experimentos serviram para aproximar a química de seus potenciais futuros alunos e permitir o acesso a atividades experimentais. Os dados coletados nessa atividade forneceram informações sobre a potencialidade do uso do laboratório didático como tema gerador de debates na aprendizagem de química.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais



Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico)