PIBID: UM CANAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Calebe Pereira Fernandes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Bruno Alvarenga Monzambani Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • João Batista dos Santos Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Alexandre D. M. Cavagis Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v8i2.4388

Resumo

No presente artigo, apresentam-se indicativos de como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência / Capes) permitiu articular a formação inicial de professores de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com demandas formativas de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. A proposição de um projeto CTSA, em uma escola pública estadual de Sorocaba (SP), favoreceu que licenciandos aplicassem conhecimentos de natureza didático-pedagógica em ações que visavam à aprendizagem de conceitos de Ciências, especialmente de Física, por meio de oficinas experimentais planejadas e montadas na escola pelos próprios alunos. A análise revelou que a participação nessas atividades beneficiou todos os envolvidos, indicando que o investimento no PIBID, além de ajudar a suprir deficiências formativas, também pode contribuir sobremaneira no sentido de consolidar um canal de extensão universitária para a alfabetização científica e cumprimento de sua responsabilidade social para com a escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Calebe Pereira Fernandes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando do Curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bruno Alvarenga Monzambani, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando do Curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

João Batista dos Santos Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Assistente I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Alexandre D. M. Cavagis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; FERNANDES, Calebe Pereira; MONZAMBANI, Bruno Alvarenga; SANTOS JÚNIOR, João Batista dos; CAVAGIS, Alexandre D. M. PIBID: UM CANAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 100–112, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i2.4388. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4388. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos