CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DA UNIFAL (CEFAL): PROMOÇÃO DA SEGURANÇA, EFETIVIDADE E QUALIDADE DO MEDICAMENTO

Autores

  • Nicole Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Samir Abjaude Rodrigues Universidade Estadual Paulista Brasil
  • Ricardo Radighieri Rascado Universidade Federal de Alfenas
  • Luciene Alves Moreira Marques Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.3261

Resumo

O Centro de Farmacovigilância da Universidade Federal de Alfenas (CEFAL) é um programa de extensão que foi implantado no ano de 2009 na Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG). Este programa tem como principal objetivo capacitar o acadêmico em farmacovigilância, simplificar e estimular o processo notificação. O CEFAL é formado por alunos de graduação em farmácia sob orientação de professores doutores da faculdade de ciências farmacêuticas da mesma instituição. A proposta de criação do CEFAL foi concebida para abranger a área de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, o CEFAL recebe notificações de reação adversa a medicamento, erro de medicação e queixa técnica; promove palestras e campanhas; e realiza pesquisas. Todas estas atividades contribuem para a segurança, efetividade e qualidade dos medicamentos comercializados no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica graduanda em Farmácia na modalidade Generalista da Universidade Federal de Alfenas-MG. Tem experiência com destaque na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica e em Farmacovigilância. Sendo a responsável e bolsista por dois anos do Centro de Farmacovigilância da UNIFAL - CEFAL.

Samir Abjaude Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Brasil

Mestrando em Ciências Farmacêuticas na Universidade Estadual Paulista. Farmacêutico Generalista formado na Universidade Federal de Alfenas-MG. Experiência com destaque na área de Atenção Farmacêutica, com ênfase em Farmacovigilância.

Ricardo Radighieri Rascado, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Atualmente é professor adjunto do curso de farmácia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e coordenador do Curso de Especialização em Atenção Farmacêutica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica e Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: implantação de atenção farmacêutica, assistência farmacêutica, farmacovigilância e farmacologia clínica. Atualmente é Coordenador do Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG - CEFAL.

Luciene Alves Moreira Marques, Universidade Federal de Alfenas

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1996) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Doutora em Psicobiologia na UNIFESP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Farmacêutica, Farmacologia clínica e Deontologia e Legislação Farmacêutica. Autora dos Livros: Atenção Farmacêutica em Distúrbios Menores. 2ª ed., 2008; Atenção Farmaceutica em disturbios maiores, 1 ed., 2009.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

DA SILVA, Nicole Rodrigues; RODRIGUES, Samir Abjaude; RASCADO, Ricardo Radighieri; MARQUES, Luciene Alves Moreira. CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DA UNIFAL (CEFAL): PROMOÇÃO DA SEGURANÇA, EFETIVIDADE E QUALIDADE DO MEDICAMENTO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.3261. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3261. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências