PROJETO RONDON: ATUAÇÃO DA EQUIPE DA UNIFAL-MG NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA NO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Autores

  • Samir Antonio Rodrigues Abjaude Universidade Estadual Paulista
  • Melissa Joice de Abreu Felizardo Universidade Federal de Alfenas
  • Osmar Martins Ferreira Júnior Universidade Federal de Goiás
  • Fernanda de Cássia Lopes Hospital Bandeirantes
  • Elisângela Monteiro Pereira Universidade Federal de Alfenas
  • Tomaz Henrique Araújo Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.3249

Resumo

Relato da participação e atuação da equipe composta por oito acadêmicos e dois professores da Universidade Federal de Alfenas - MG (UNIFAL-MG) no Projeto Rondon no período de 22 de janeiro a 07 de fevereiro de 2011, no município de São Jose do Seridó, interior do Rio Grande do Norte. A UNIFAL-MG participou deste projeto visando à promoção da saúde, da educação e cultura. A aplicação do Método da Estimativa Rápida possibilitou o desenvolvendo das atividades de acordo com a perspectiva da comunidade. A equipe realizou inúmeras ações, como palestras, cursos e oficinas, visitas técnicas, programas de rádio, feira de saúde, semana pedagógica, cinema na praça, gincana infantil, campeonatos, dentre outras. Estas ações atingiram 2826 participantes em todas as atividades oferecidas pela equipe. O Projeto Rondon foi uma oportunidade importante para os acadêmicos colocarem em prática ou divulgarem o conhecimento adquirido na graduação, conhecerem outras realidades e problemas do país, bem como aprenderem com outras culturas e tradições do povo brasileiro. Sendo que as atividades desenvolvidas nesta operação visaram formar multiplicadores capazes de promover mudanças no município

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samir Antonio Rodrigues Abjaude, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Ciências Farmacêuticas na Universidade Estadual Paulista. Farmacêutico Generalista formado na Universidade Federal de Alfenas-MG. Experiência com destaque na área de Atenção Farmacêutica, com ênfase em Farmacovigilância.

Melissa Joice de Abreu Felizardo, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2011). Membro do Grupo de Pesquisa Materno -Infantil da UNIFAL-MG. Desenvolve pesquisas nas áreas de Doença Crônica e Violência Infantil. Bolsita do Programa de Educação Tutorial- Enfermagem (PET-Enfermagem) durante o período de 2009 a 2011. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas.

Osmar Martins Ferreira Júnior, Universidade Federal de Goiás

Cirurgião-Dentista graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, aluno do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), nível de Mestrado, área de concentração em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Goiás, FO/UFG. Professor do curso de Técnico em Saúde Bucal em Centro de Educação Profissional Irmã Dulce (CEPIDU).

Fernanda de Cássia Lopes, Hospital Bandeirantes

Enfermeira do Hospital Bandeirantes. Formada pela Universidade Federal de Alfenas.

Elisângela Monteiro Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas e Toxicológicas, atuando principalmente nos seguintes setores: Biologia Celular e Molecular, Imunologia e Bioquímica. Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Alfenas (UNIFENAS), mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP). Na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) ocupa o cargo de Professor Adjunto, sendo responsável pelas disciplinas de Citologia Clínica, Legislação Biomédica e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas.

Tomaz Henrique Araújo, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Biologia, especialista em Citopatologia Clinica pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas-MG, possui doutorado em Morfologia / Biologia Celular pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Histologia e Biologia Celular, atuando principalmente na ativação de fagocitos, beta 2 glicoproteina, mieloperoxidase, NADPH oxidase, Indolamina 2,3 dioxigenase, musculo estriado esqueletico, regeneração celular, hidroxiapatita

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

ABJAUDE, Samir Antonio Rodrigues; FELIZARDO, Melissa Joice de Abreu; FERREIRA JÚNIOR, Osmar Martins; LOPES, Fernanda de Cássia; PEREIRA, Elisângela Monteiro; ARAÚJO, Tomaz Henrique. PROJETO RONDON: ATUAÇÃO DA EQUIPE DA UNIFAL-MG NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA NO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.3249. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3249. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências