A INFLUÊNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO FORMATIVO DO ACADÊMICO

Marciane Kessler, Berbadette Kreutz Erdtmann

Resumo


A monitoria é uma atividade acadêmica e de apoio pedagógico que oportuniza o aperfeiçoamento de
conhecimentos em determinada disciplina, soluciona dificuldades, melhora o processo de ensino-aprendizagem
dos acadêmicos e contribui na preparação do monitor para a docência. Este artigo tem como objetivo ressaltar a
importância da monitoria a partir da experiência como monitora nas disciplinas de Saúde Comunitária do Curso
de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina, ênfase em Saúde Pública, e sua contribuição no
processo formativo do acadêmico. Trata-se de um relato de experiência de monitoria das disciplinas de
Enfermagem em Saúde Comunitária I, II e III, no período de janeiro de 2010 a julho de 2011, em que foram
disponibilizadas, semanalmente, 12 horas de atenção aos acadêmicos da 1ª, 2ª e 3ª fase do Curso de
Enfermagem. A bolsa de monitoria era paga pela própria instituição de ensino, a UDESC. Quanto aos resultados,
aproximadamente eram atendidos 80 acadêmicos por semestre. A maior demanda concentrava-se nas vésperas
de provas e no período de elaboração dos relatórios. A monitora auxiliava os acadêmicos na elaboração do
ecomapa e no mapa inteligente. Auxiliavam-se os docentes na organização das aulas. Obteve-se crescimento
pessoal e profissional, mediante as responsabilidades assumidas e a aquisição de novos conhecimentos,
tornando-se gratificante a participação no processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Destaca-se que essa
disciplina é importante para a formação de enfermeiros qualificados na Saúde Pública, tendo o monitor papel
fundamental nessa preparação profissional.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2013 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.