O EMPREGO DO TEATRO COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA

Edemar Benedetti Filho, Antonio Rogério Fiorucci, Noé de Oliveira, Luzia Pires dos Santos Benedetti, Ronaldo Júnior Fernandes

Resumo


Atualmente, e por várias décadas, o Ensino de Química reflete vários problemas na relação ensino-aprendizagem, devido a diversos motivos. Um destes motivos está envolvido com a desmotivação e o desinteresse por esta Ciência. Este trabalho objetiva relatar uma experiência de divulgação científica de forma lúdica da Química enquanto Ciência através do uso de teatro, atacando tais problemas. Assim, apresentando uma maneira lúdica a esta divulgação através de um show de química que utiliza de reações químicas “empolgantes” caracterizando-as como mágicas, devido ao seu caráter visual de suas reações. Após a explicação científica dos fenômenos observados conflui que a mágica pode ser explicada pela Ciência e que não passa de fenômenos químicos aprendidos durante o Curso de Química no Ensino Médio. Como parte metodológica ocorre à elaboração dos experimentos, o enredo e a aplicação da atividade para alunos do Ensino Médio, mas que em potencial podem ser levadas para a população em geral.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais



Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico) Indexada REDIB http://www.redib.org/