CUIDADOS PROLONGADOS EM PACIENTES CRÔNICOS: CONHECENDO A REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Cassio Adriano Zatti Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Iraí – RS.
  • Rosana Amora Ascari Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Olvani Martins da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.3100

Resumo

Trata-se de uma pesquisa documental e retrospectiva com abordagem quantitativa tendo como objetivo conhecer o a realidade brasileira referente aos cuidados prolongados dispensados à pacientes acometidos por condições crônicas, quantificando as internações decorrentes de condições crônicas, AIH pagas, média de permanência em cuidados prolongados, óbitos decorrentes de condições crônicas. A população em estudo constitui-se pelos pacientes em cuidados prolongados decorrentes de condições crônicas registradas no banco de dados do sistema DATASUS. O período de estudo compreendeu de novembro à dezembro de 2012. Estabeleceu-se como critérios de busca cuidados prolongados na base de dados DATASUS no período de janeiro de 2008 a julho de 2012 nas cinco regiões do Brasil. A pesquisa evidenciou altas taxas de internações por doenças crônicas como consequência gastos elevados para com os doentes crônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Adriano Zatti, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Iraí – RS.

Enfermeiro. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde. Enfermeiro Assistencial do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Iraí – RS.

Rosana Amora Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Docente Assistente do Departamento de Enfermagem do CEO - Centro de Educação Superior do Oeste da Universidade do Estado de Santa Catraina - UDESC. Membro do Grupo de Estudso sobre Saúde e Trabalho - GESTRAS

Olvani Martins da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Terapia Intensiva. Professora Assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde Adoecimento /UDESC.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

ZATTI, Cassio Adriano; ASCARI, Rosana Amora; SILVA, Olvani Martins da. CUIDADOS PROLONGADOS EM PACIENTES CRÔNICOS: CONHECENDO A REALIDADE BRASILEIRA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.3100. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3100. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos