Revisão: Características e necessidades de crianças em diferentes faixas etárias: a criança em movimento e motivação nas aulas de Educação Física

Autores

  • Ramona Gadens Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Caren Fernanda Muraro Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Camila Ferreira Silva Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Maria Helena Ramalho Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v6i1.2493

Resumo

Atualmente as crianças passam por várias mudanças sem seu meio, mudanças estas extremamente importantes, nas quais estão associados aspectos de conduta e de solicitação motora. Sendo assim, de acordo com as mudanças que ocorrem nas fases iniciais do desenvolvimento humano, pode ter início uma sensível influência de fatores fisiológicos, os quais estariam relacionados com alguns aspectos de maturação biológica, ambientais e comportamentais, podendo desencadear influências tanto de natureza positiva como negativa. As fontes de informação empregadas para a revisão bibliográfica foram BIREME, MEDLINE, LILACS e SCIELO, no período que compreende de 1993 até 2012. Como conclusão deste estudo, torna-se pertinente sugerir aos profissionais educadores uma auto-análise sobre a forma como os mesmos estão desenvolvendo o seu trabalho proposto diariamente, bem como se o mesmo está demonstrando resultados positivos, e se estes são adequados à realidade, necessidade e individualidade de cada aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

GADENS, Ramona; MURARO, Caren Fernanda; SILVA, Camila Ferreira; RAMALHO, Maria Helena. Revisão: Características e necessidades de crianças em diferentes faixas etárias: a criança em movimento e motivação nas aulas de Educação Física. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v6i1.2493. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2493. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos