ATENDIMENTO DE IDOSOS NA ATIVIDADE TURÍSTICA, NO SETOR DE HOSPEDAGEM E NOS ASILOS DO BRASIL

Autores

  • Mirian Terezinha Pinheiro Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v6i1.2487

Resumo

A terceira idade no Brasil enfrenta problemas de diversas naturezas, notadamente no quesito hospitalidade. É possível perceber que apesar do número crescente de idosos, atividades ligadas a hospitalidade como a turística, da hospedagem e principalmente dos chamados asilos têm deixado a desejar, no que tange ao atendimento da referida demanda. Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o atendimento de idosos na atividade turística, no setor de hospedagem e nos asilos do Brasil. O estudo seguiu a metodologia da pesquisa bibliográfica, dialogando com alguns autores sob uma perspectiva interdisciplinar. Os resultados da pesquisa apontaram que apesar do crescimento do número de pessoas idosas, a demanda da terceira idade no Brasil corresponde algumas cifras de expressão, mas que isto ainda não é uma unanimidade, já que existe uma parcela desta faixa etária excluída deste patamar. Contudo se tanto o segmento da referida população que se encontra em condições privilegiadas necessitam de melhorias no setor de turismo, transporte e hospedagem, muito mais precisa ser feito para a população atendida pelos chamados asilos, ou instituições de longa permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Terezinha Pinheiro, Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI

Graduada em História, pós graduada em Pesquisa Histórica, Mestre em Turismo e Hotelaria, Professora na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, atua no Ensino, Pesquisa e Extensão.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

PINHEIRO, Mirian Terezinha. ATENDIMENTO DE IDOSOS NA ATIVIDADE TURÍSTICA, NO SETOR DE HOSPEDAGEM E NOS ASILOS DO BRASIL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v6i1.2487. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2487. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos