PROJETO DE EXTENSÃO PROMOÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Silvana dos Santos Zanotelli UDESC
  • Andreia Cristina Dall Agnol Hospital Regional do Oeste
  • Grasiele Fátima Busnello UDESC
  • Jucimar Frigo UDESC
  • Marta Kolhs UDESC
  • Rosana Amora Ascari UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v6i1.2454

Resumo

O projeto de extensão “Promoção e incentivo ao aleitamento materno” do Departamento de Enfermagem, do Centro de Educação Superior do Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina visou trabalhar com os acadêmicos, profissionais de enfermagem e comunidade em geral a questão do aleitamento materno na educação em saúde, considerando que a amamentação é a prática alimentar mais adequada para a criança até 6 meses de idade, o que contribui para o desenvolvimento saudável da criança. Muitos estudos sugerem que a amamentação confere vantagens intelectuais, de crescimento e desenvolvimento, imunológicas e psicológicas às crianças. Sabe-se que apesar das recomendações sobre o aleitamento materno exclusivo, esta prática não é frequente, conforme mostram as pesquisas realizadas em diversas regiões do país. O intuito deste projeto foi acompanhar a Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece anualmente na primeira semana do mês de agosto, conforme preconiza a OMS (1948), capacitando assim alunos e profissionais de Enfermagem para que os mesmos possam atuar junto a comunidade no incentivo, promoção e manejo ao aleitamento materno, minimizando os elevados índices de desmame precoce, bem como as consequências pela falta da amamentação. Para propagação do conhecimento foram desenvolvidas ações incluindo campanhas na mídia, treinamento de profissionais de saúde, além de aconselhamento individualizado em amamentação. Foram observados os aspectos éticos, legais e culturais da população na realização das orientações sobre manejo do aleitamento materno. Palavras-chave: Aleitamento materno. Educação em saúde. Educação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana dos Santos Zanotelli, UDESC

Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da UDESC.

Andreia Cristina Dall Agnol, Hospital Regional do Oeste

Especialista em Enfermagem Obstétrica. Enfermeira da Maternidade do Hospital Regional do Oeste de Chapecó, Santa Catarina.

Grasiele Fátima Busnello, UDESC

Mestre em Ciências Ambientais. Professora colaboradora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Jucimar Frigo, UDESC

Jucimar Frigo. Mestre em Terapia Intensiva. Professora colaboradora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Marta Kolhs, UDESC

Mestre em Gestão em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Professora colaboradora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosana Amora Ascari, UDESC

Mestre em Saúde Coletiva. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

DOS SANTOS ZANOTELLI, Silvana; DALL AGNOL, Andreia Cristina; BUSNELLO, Grasiele Fátima; FRIGO, Jucimar; KOLHS, Marta; AMORA ASCARI, Rosana. PROJETO DE EXTENSÃO PROMOÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v6i1.2454. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2454. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências