CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA COMPUTACIONAL COMO APOIO AS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • João Candido Bracarense UNIOESTE
  • Maria de Fátima Jandrey Gomes Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v6i1.2429

Resumo

Muitos pesquisadores têm constatado que o trato de Matemática tem sido um dos principais fatores de baixo rendimento dos estudantes brasileiros em diversas situações. O presente trabalho tem por meta oportunizar ao professor e alunos um material didático que possibilite uma aula diferenciada e a aprendizagem da disciplina de forma mais consistente e agradável. Trata-se de construção e aplicação de Planilhas Eletrônicas de Cálculo com a utilização de software livre. A abordagem específica neste artigo diz respeito à compreensão do processo de formação do número, tema versado na quinta série do ensino regular da Escola Estadual Olinda Truffa de Carvalho, no município de Cascavel. Todo embasamento teórico se pautou nas Diretrizes Curriculares Educacionais do Paraná, na área de Matemática, considerando as Tendências Metodológicas e buscando o aprimoramento do raciocínio lógico e computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Candido Bracarense, UNIOESTE

Matemático pela UFPR, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC, com bolsa sandwich no Instituto Nacional de Ciências Aplicada (INSA) França. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desde 1990, tendo sido coordenador do curso de Matemática (2002/2006) e presidente da Comissão de Avaliação e Desempenho (Unioeste/CCET) de 2004/2009. Foi professor de várias Instituições de Ensino Superior, dentre elas, UFSC (1993) e PUC-PR (1987/1990). Consultor Ad hoc em diversas instituições brasileiras, públicas e privadas. Seus interesses de pesquisa relacionam-se nas áreas de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente Movimento CTS e Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica, Educação Matemática, Finanças, Modelagem Matemática, Pesquisa Operacional, Sistema de Informação e Teoria da Decisão. Líder do Grupo de Estudos Virtual - MADE - Matemática Aplicada à Decisão, desde 2004. Professor/Pesquisador/Extensionista no ensino de matemática, dentre outras áreas, para as pessoas com Deficiência Visual.

Maria de Fátima Jandrey Gomes, Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho

Professora de Matemática do Ensino Básico na Rede Pública do Estado do Paraná. Participante e formada no Programa de Desenvolvimento Educacional (PR).

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

BRACARENSE, João Candido; GOMES, Maria de Fátima Jandrey. CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA COMPUTACIONAL COMO APOIO AS AULAS DE MATEMÁTICA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v6i1.2429. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2429. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos