I SEMINÁRIO NACIONAL DE NEUROCIÊNCIAS APLICADA À EDUCAÇÃO

Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho

Resumo


O evento teve como referência pesquisas na área de neurociências, tomando como base a abordagem de temas que subsidiam uma reflexão sobre a organização e práticas de ensino, situou-se numa perspectiva de discutir acerca da necessidade de reconfigurar pedagogicamente os ambientes educativos a fim de ajustar processos educacionais aos diferentes modos de aprendizagem dos indivíduos. As atividades propostas, integrando universidade e comunidade, buscaram oferecer a possibilidade de um diálogo entre neurociências e educação, pois através da confrontação e complementação de conhecimentos, podem emergir informações que se articulam entre si e que são essenciais para aprimorar a compreensão do ensinar e do aprender. Sob essa perspectiva, ao gerar espaço de discussão científica acerca da importância dessa interlocução, é possível aproximar teorias científicas e propor alternativas para a inovação pedagógica. Nesse panorama, o seminário envolveu dois dias consecutivos de atividades, 28 e 29 de outubro de 2010, na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Dado o caráter multidisciplinar do evento, as palestras e mesas-redondas foram constituídas por profissionais das seguintes áreas: neurociências, educação, psicologia e medicina. Também ocorreu a apresentação de posters com temáticas afins. Diante do exposto, vislumbra-se na proposta um meio de colaborar para qualificar recursos humanos e de contribuir para a inovação no campo educacional brasileiro.

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