UMA EXPERIÊNCIA, ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, DIANTE DE UMA TRAGÉDIA NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL- RS

Autores

  • Alexandre Eslabão Bandeira Universidade Federal de Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2214

Resumo

O presente artigo descreve a partir do relato de experiência, um momento de catástrofe, através do olhar de um pesquisador na busca de uma práxis social, ou seja, a união entre a teoria e prática de campo. O objetivo geral foi, portanto, buscar elucidar e iluminar a manifestação da complexidade do social, onde a realidade não condiz com os fatos, precisando resgatar os processos, desenvolvendo uma análise teórica da capacidade organizacional que as pessoas em momentos de crises são capazes de praticar. Daí surgiu à idéia de registrar o acontecimento, numa forma crítica e que tenha como eixo principal os verdadeiros heróis, aqueles que passam por uma tragédia, e que ao mesmo tempo condicionados pela situação, continuam a ter que pagar impostos, ter que trabalhar ter que respirar, enfim, lutar sempre num novo dia. A idéia foi posta em prática numa forma de extensão universitária entre dois universitários com a iniciativa de ir até a cidade de São Lourenço do Sul e fazer uma vivência participativa junto à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Eslabão Bandeira, Universidade Federal de Rio Grande

Mestre Alexandre E. Bandeira: Graduado em Geografia Plena FURG; Mestre em Geografia FURG; Tutor/bolsista (distância) no curso de especialização em Educação em Direitos Humanos, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)/ FURG e Membro do Grupo de Pesquisa em Política Natureza e Cidade com trabalho na linha de pesquisa Observatório dos conflitos urbanos - FURG; correio eletrônico: aebandeira@gmail.com.

Downloads

Publicado

2011-12-27

Como Citar

BANDEIRA, Alexandre Eslabão. UMA EXPERIÊNCIA, ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, DIANTE DE UMA TRAGÉDIA NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL- RS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2214. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2214. Acesso em: 23 abr. 2024.