DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR APÓS O REUNI: ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA UFRN

Autores

  • Jamerson Viegas Queiroz UFRN (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
  • Monique Gomes de Araujo UFRN
  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz UFRN
  • Hélio Roberto Hékis UFRN
  • Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2198

Resumo

Este artigo aborda os principais resultados obtidos por um projeto de pesquisa e extensão aplicado no curso de Engenharia de Produção (UFRN). O artigo objetiva mostrar como essas práticas de ensino possibilitam uma melhoria no processo de aprendizagem, estreitando as relações Universidade-Sociedade. A problemática girava em torno se havia a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino nas IES públicas associando os projetos de pesquisa e de extensão às práticas metodológicas em sala de aula. Tal questionamento justifica-se pela importância que as universidades têm para a sociedade, no tocante à criação e transmissão de conhecimentos. A metodologia do projeto se baseou em diversos momentos de planejamento, implementação e avaliação das mudanças objetivando a melhoria contínua do processo. Ao final, pôde-se concluir que a pesquisa aplicada se mostrou uma ferramenta capaz de aperfeiçoar a metodologia de ensino e facilitar a assimilação dos conhecimentos teóricos obtidos na disciplina. Palavras-Chaves: Pesquisa Aplicada. IES Público. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamerson Viegas Queiroz, UFRN (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1996). Teve sua primeira experiência como professor universitário em 1999 na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do mestrado em Engenharia de Produção da UFRN. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em elaboração e analise de projetos de fomento nacional e internacional, Macroeconomia e Microeconomia. Atua em pesquisas que tem como foco os seguintes temas: Capitação de recursos, gestão estratégica e gestão universitária e hospitalar . É avaliador Institucional e de cursos do INEP/MEC.

Monique Gomes de Araujo, UFRN

Graduada em engenharia de produção pela UFRN e engenheira da PETROBRAS

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, UFRN

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, Economia e Administração, com ênfase em Estratégia e Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatística, competitividade e inovação, gestão da qualidade.

Hélio Roberto Hékis, UFRN

Doutor em Engenharia de Produção e Serviços - Área de concentração - Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004). Mestre em Administração - Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ESAG (1999). Especialista em Auditoria Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1992). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1988). Atualmente é Professor Adjunto - I, do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC. Foi Diretor Geral da Faculdade Estácio de Vitória - ES. Diretor Geral da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha - ES. Conselheiro do Conselho Regional do Estado de Santa Catarina - CRC/SC. Avaliador do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo - INOVES. Avaliador Institucional e de Cursos pelo Conselho Estadual de Santa Catarina - CEE-SC. Pesquisador em competitividade, inovação e estratégia de gestão. Professor no curso de Mestrado em Engenharia de Produção da UFRN na área de Gestão

Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira, UFRN

Graduado em Administração pela UFRN, aluno de Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Organizacional.

Downloads

Publicado

2011-12-27

Como Citar

QUEIROZ, Jamerson Viegas; ARAUJO, Monique Gomes de; QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; HÉKIS, Hélio Roberto; OLIVEIRA, Lucas Ambrósio Bezerra de. DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR APÓS O REUNI: ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA UFRN. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2198. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2198. Acesso em: 29 mar. 2024.