IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA NO CAMPUS DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Andreza Kalbusch UDESC
  • Doalcey Antunes Ramos
  • Diego Antônio Custódio
  • Carolini Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v4i1.1974

Resumo

A crescente preocupação com questões ligadas à sustentabilidade e consequentemente à conservação da água fez com que em 2005 fosse dado início aos trabalhos de implantação de um Programa de Uso Racional de Água (PURA) na Universidade do Estado de Santa Catarina. A proposta, baseada em trabalhos publicados pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo objetiva a gestão da demanda do consumo de água através de atividades de cunho tecnológico e comportamental As ações comportamentais iniciam com o conhecimento dos usuários dos sistemas hidrossanitários, de suas necessidades e anseios com relação ao uso da água no campus e através de campanhas de conscientização e educação. As atividades de cunho tecnológico envolvem a proposição de sistemas otimizadores do consumo de água, seja através da substituição de equipamentos convencionais por outros economizadores ou da elaboração de projetos visando o reúso de água. Outra ação de cunho tecnológico consiste no desenvolvimento de uma proposta para instalação de hidrômetros não faturados com objetivo de possibilitar a medição setorizada do consumo de água no campus do Centro de Ciências Tecnológicas. Neste trabalho será apresentada a metodologia proposta para a implantação do PURA, bem como, os resultados alcançados até o momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-24

Como Citar

KALBUSCH, Andreza; RAMOS, Doalcey Antunes; CUSTÓDIO, Diego Antônio; RODRIGUES, Carolini. IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA NO CAMPUS DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.5965/cidea.v4i1.1974. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1974. Acesso em: 16 abr. 2024.