PROMOVENDO A SAÚDE NA ALDEIA DA CRIANÇA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Rosilda Aparecida Kovaliczn UEPG
  • Cristina Berger Fadel UEPG
  • Olívia Mara Savi Busch UEPG
  • Ivana Freitas Barbola UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v3i1.1815

Resumo

Cientes do papel formador e da responsabilidade social das instituições de ensino superior junto às comunidades locais, desenvolveu-se este projeto de extensão. Como objetivos específicos destacam-se a investigação de enteroparasitos, a realização de busca ativa dos casos de pediculose, escabiose e tungíase em crianças, e a execução de práticas educativas e preventivas acerca de questões de saúde corporal, bucal e do ambiente. Colaboraram com o projeto 44 acadêmicos dos Cursos de Bacharelado em Enfermagem e seis acadêmicos do Curso de Odontologia, distribuídos em diferentes grupos de trabalhos, além de técnicos e professores supervisores da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Como resultados pode-se observar a incidência de parasitos intestinais em 42% das crianças e a ocorrência de ectoparasitos. Notou-se ainda uma grande participação e aceitação infantil frente às atividades educativas propostas e a satisfação dos acadêmicos em integrarem o projeto. Conclui-se serem as ações extensionistas estratégias viáveis e facilitadoras das ações de promoção de saúde, integrando universidade e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilda Aparecida Kovaliczn, UEPG

Professora do departamento de biologia geral da UEPG, Ponta Grossa/PR e mestre em educação pela UEPG, Ponta Grossa.

Cristina Berger Fadel, UEPG

Professora do departamento de odontologia da UEPG, Ponta Grossa/PR e doutora em odontologia preventiva e social pela Unesp, Araçatuba.

Olívia Mara Savi Busch, UEPG

Professora do departamento de biologia geral da UEPG, Ponta Grossa/PR e doutora em meio ambiente e desenvolvimento pela UFPR, Curitiba.

Ivana Freitas Barbola, UEPG

Professora do departamento de biologia geral da UEPG, Ponta Grossa/PR e doutora em ciências biológicas pela UFPR, Curitiba.

Downloads

Publicado

2009-12-11

Como Citar

KOVALICZN, Rosilda Aparecida; FADEL, Cristina Berger; BUSCH, Olívia Mara Savi; BARBOLA, Ivana Freitas. PROMOVENDO A SAÚDE NA ALDEIA DA CRIANÇA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.5965/cidea.v3i1.1815. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1815. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências