GRUPO DE ESTUDOS DE TERCEIRA IDADE – GETI: A ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA NO TRABALHO

Autores

  • Giovana Zarpellon Mazo Jurema Maria Zarpellon Mazo

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1732

Resumo

O programa de extensão da UDESC - Grupo de Estudos de Terceira Idade (GETI) há 19 anos desenvolve trabalho voltado à pessoa idosa, num processo permanente de (re)construção das ações de extensão, ensino e pesquisa, buscando garantir o compromisso social da universidade com sociedade. O objetivo deste estudo é descrever as ações do GETI com a população idosa e apontar algumas reflexões sobre a atuação da UDESC com a pessoa idosa. Atualmente o GETI desenvolve os seguintes projetos: Hidroginástica1; Natação; Ginástica (nas Unidades Locais de Saúde de Florianópolis); Yoga; Dança; Musculação; Caminhada; Reabilitação Postural e Equilíbrio do Idoso; Cantoterapia; Informática; Universidade Aberta para a Terceira Idade; Voleibol Adaptado (vinculado ao NETvolei); Apoio psicológico (vinculado ao NAP). No ensino são realizados cursos de capacitação e orientação em algumas disciplinas de graduação e pós-graduação. Na pesquisa, o Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID está vinculado ao GETI, onde desenvolve pesquisas e avança em novos conhecimentos na área da atividade física, saúde, qualidade de vida e reabilitação. Na participação em conselhos, associações, sociedades e eventos em geral voltados ao idoso, como exemplo, a representação da UDESC no Conselho Estadual do Idoso. A UDESC no Plano 20 destaca a sua responsabilidade social, que vem reforçar o papel da universidade com o idoso cidadão. Nesta perspectiva a UDESC deve procurar dar vez, voz e voto aos idosos, a partir da articulação de suas ações, da garantia dos direitos da pessoa idosa e da efetivação de sua responsabilidade social com esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Zarpellon Mazo, Jurema Maria Zarpellon Mazo

Graduaçãoe em Educação Física Doutora em Educação Física Professora efetiva do CEFID/UDESC Coordenadora do Programa de Extensão Grupo de Estudos da Terceira Idade -GETI da UDESC Cooordenadora do Laboratório de Gerontologia-LAGER do CEFID

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

MAZO, Giovana Zarpellon. GRUPO DE ESTUDOS DE TERCEIRA IDADE – GETI: A ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA NO TRABALHO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1732. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1732. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos