A CONSULTA DE ENFERMAGEM AO IDOSO - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO

Autores

  • Lorena Maria Volkers Robers Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense
  • Mirian da Costa Lindolpho Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense
  • Selma Petra Chaves Sá Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense
  • Miriam Chrisóstimo Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Valente Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1728

Resumo

Este artigo tem por objetivos caracterizar o campo de ensino teórico-prático a Consulta de Enfermagem ao Idoso no Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF na Disciplina de Fundamentos de Enfermagem I, e apresentar as análises do instrumento de avaliação do campo feitas pelos alunos da graduação. É um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa documental no instrumento de avaliação do ensino teórico-prático da Disciplina de Fundamentos I no campo da consulta de enfermagem ao idoso. Através da análise do instrumento de avaliação da disciplina foi possível construir algumas categorias que falam acerca da importância do desenvolvimento da consulta de enfermagem, sua contribuição para formação, a articulação da teoria e da prática, uma atividade que proporciona autonomia, sendo um campo que atende as necessidades da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem I. Concluímos que o campo de ensino teórico contribui diretamente com a formação do aluno da graduação e com a qualidade de vida do idoso. Palavras-Chaves: Consulta de Enfermagem; Idoso; Graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Maria Volkers Robers, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense

Aluna da graduação do 7º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Iniciação Cientifica do Programa a Enfermagem no Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF.

Mirian da Costa Lindolpho, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunto da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem I da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Vice-coordenadora do Programa de Extensão a Enfermagem no Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF.

Selma Petra Chaves Sá, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Extensão a Enfermagem no Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF. Vice-coordenadora do Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF.

Miriam Chrisóstimo, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação. Docente da Disciplina de Estágio interdisciplinar em Administração de Unidade Básica de Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Geilsa Valente, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense

Professora Assistente da Disciplina de Estágio interdisciplinar em Administração de Unidade Básica de saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

VOLKERS ROBERS, Lorena Maria; DA COSTA LINDOLPHO, Mirian; PETRA CHAVES SÁ, Selma; CHRISÓSTIMO, Miriam; VALENTE, Geilsa. A CONSULTA DE ENFERMAGEM AO IDOSO - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1728. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1728. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos