INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E PROMOÇÃO DE SAÚDE EM POPULAÇÃO DE ASSENTAMENTO EM UM MUNICÍPIO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Karine Rezende-Oliveira, Nathalia Sousa Lima, Sandro Prado Santos, César Gómez-Hernández

Resumo


Trata-se de um relato de experiência de promoção em saúde realizada com moradores de um assentamento da reforma agrária no município de Ituiutaba, Minas Gerais com o objetivo de orientar e desmitificar temas que envolvem as sexualidades, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis, com moradores de um assentamento. Esta intervenção foi necessária uma vez que áreas ocupadas por assentados geralmente não apresentam serviços básicos em saúde e assistência em âmbito educacional, refletindo desatenção à educação e saúde dessas populações. Apesar do avanço alcançado em relação a prevenção e tratamento, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) persistem como um sério problema de saúde pública, tendo maior prevalência em populações socialmente vulneráveis, dentre elas a população rural. Participaram das atividades indivíduos com idade entre 14 e 60 anos, residentes do assentamento. Baseando-se em uma perspectiva emancipatória e respeitando os saberes da comunidade, as atividades ocorreram na forma de palestras e oficinas e ao final foi distribuído material informativo. Durante as atividades foi observado a predominância de muitas crenças e mitos sobre as temáticas abordadas. O trabalho mostra a contínua necessidade de ações de políticas públicas efetivas para educação e saúde, principalmente para a população de assentados, muitas vezes marginalizados e sem orientações preventivas.

Palavras-chave


Educação em saúde; Infecções Sexualmente Transmissíveis; População Rural.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRAES, C.O.; PALOS, M.A.P.; BARBOSA, M.A.; SOUZA, M.M.; MATOS, M.A. Masculinidade, vulnerabilidade e prevenção relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids entre adolescentes do sexo masculino: representações sociais em assentamento da reforma agrária. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.21, n. 6, p. 1266-73, 2013.

BATISTA, M.G; FIRMINO, P.G; BRITO;M.B.B.P; SILVA, S.A; MAXIMINO, D.A.F.M; COSTA, C.B.A. Conhecimento de mulheres acerca do HIV/AIDS: Realidade de um grupo de gestantes. Revista Ciência Saúde Nova Esperança, v.11, n.2, p. 10-9, 2013.

BOEHS, A.E.; MONTICELLI, M.; WOSNY, A.M.; HEIDEMANN, I.T.S.B.; GRISOTTI, M. A interface necessária entre enfermagem, educação e saúde e o conceito de cultura. Texto Contexto Enfermagem, v.16, n. 2, p.307-14, Abr-Jun 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde dos Trabalhadores Rurais de Assentamentos e Acampamentos da Reforma Agrária, 2001.

BRASIL. Ministério da saúde. Temático promoção da saúde IV. Brasília (DF): Organização Pan-Americana da Saúde; 2009.

CAVALCANTE, I.M.S. Práticas Sociais Coletivas Para A Saúde No Assentamento Mártires De Abril Na Ilha De Mosqueiro –Belém/Pará. Revista Enfermagem, v.12, n.3, p. 492-499, 2013.

FLEURI, R.M; VIEIRA, R.S. Juventude e sexualidade no contexto (Escolar) de assentamentos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra, Biblioteca Digital. 2004. < http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1644> acesso em 14/03/2014.

GODOY, A.; MORÁS, M.; AUCÉLIO, P.Q.; organizadores. A saúde dos trabalhadores rurais de assentamentos e acampamentos de reforma agrária. Brasília: UNBCeam-Nesp/MST-Setor Nacional de Saúde; 2000.

LOBO, L.C. Educação Popular Em Áreas De Reforma Agrária: Os Desafios Da Educação Do Campo: A Realidade e Possibilidades de Educação Popular para os Jovens do Assentamento Panema. Relatório técnico, 2009. 12p.

OLIVEIRA, D.C; GOMES, A.M.T; RIBEIRO, M.C.M; PONTES, AP.M; Conhecimentos E Práticas De Adolescentes Acerca das DST/HIV/AIDS em Duas Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v.13, n.4, p. 833-841. 2009.

Programa Nacional DST/AIDS. Incidência entre os maiores de 50 anos preocupa 2008 [acesso em 2009]. Disponível em http:// www.aids.gov.br/data/Pages/ lumis67f61bd3itemid1bfb1fb10itemidtemidE.htm

SCOPINHO, R.A. Life and health conditions of a worker in a rural settling. Cien Saude Colet 2010; 15(Supl. 1):1575-1584

SOARES, J.S.F; LOPES, MJ.M. Biografias de gravidez e maternidade na adolescência em assentamentos rurais no Rio Grande do Sul. Revista da Escola de Enfermagem, v.45 n. 4, p.802-810, 2011.

SOUZA, Z.; LEITE, J.L. Aids e envelhecimento: reflexões sobre a infecção pelo HIV em indivíduos acima dos 60 anos. http://www.saude.rio.rj.gov.br/saude/pubsms/media/aidsenvelhecimento.doc (acessado em 16/Mai/2010).http://www.saude.rio.rj.gov.br/saude/pubsms/media/aidsenvelhecimento.doc

TOSCANI, N.V.; SANTOS, A.J.D.S.; SILVA, LK.L.M.; TONIA, C.T.; CHAZAN, M.; WIEBBELLING, A.M.P.; MEZZARI, A. Desenvolvimento e análise de jogo educativo para crianças visando à prevenção de doenças parasitológicas. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 11, n. 22, p. 281-294, Aug. 2007 .






Direitos autorais 2019 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico) Indexada REDIB http://www.redib.org/