UTILIZAÇÃO DE PAPAÍNA NO TRATAMENTO DE FERIDA E A VISITA DOMICILIAR COMO UMA FERRAMENTA PARA SISTEMATIZAÇÃO DAASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Simone Oliveira Ferreira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Nairan Morais Caldas Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Gisele D'Angela D'Angela Camillo de Carvalho Rocha Tutora do Pró Saúde/ PET Hiperdia. E-mail: gisadangela@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464123155

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Visita domiciliar, Utilidade da papaína em feridas.

Resumo

O presente estudo propõe relatar a experiência do uso da papaína durante o cuidado prestado a uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) delineando toda assistência prestada a nível hospitalar e posteriormente nas visitas domiciliar que foi realizada no intuito de acompanhar e monitorar a evolução do processo de cicatrização da lesão, ademais com o objetivo de se promover o cuidado em uma perspectiva global. Este manuscrito contempla também a importância da assistência de enfermagem de forma sistematizada para um bom prognostico. falar da visita domiciliar. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido, a partir de uma ação extensionista da Universidade Estadual de Santa Cruz, vinculada ao Programa de Educação Superior pelo Trabalho para a Saúde, o qual foi cenário da vivência de uma acadêmica que atuou como bolsista. A analise dos dados produzidos ocorreu por meio da pesquisa nas bases de dados Lilacs e Scielo. Participou da experiência uma usuária diabética juntamente com a família, uma docente enfermeira e uma acadêmica do curso de Enfermagem. O cuidado em âmbito hospitalar ocorreu durante um mês e posteriormente a avalição do quadro clinico a nível domiciliar no período mensal que durou aproximadamente dois meses, onde se utilizou durante as trocas de curativo a papaína a 6%, que corroborou para cicatrização da lesão, durante esse processo de cuidado foi estabelecido vinculo com a família acompanhada e o despertar da paciente para o autocuidado frente doença enfrentada. Finalizamos este relato salientando a importância do cuidado integral ao cliente durante a assistência hospitalar, bem como, do acompanhamento posterior no âmbito domiciliar, considerando a visita domiciliar como uma ferramenta para ampliação da assistência, aplicando terapêuticas eficazes e de baixo custo, a exemplo da papaína.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Oliveira Ferreira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Enfermagem em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Pós-graduada no curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho e Gestão em Segurança do Trabalho.

Nairan Morais Caldas, Universidade Estadual de Santa Cruz

Nairan Morais Caldas Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA.

Referências

BOEIRA, G. et al. Atuação interdisciplinar para pacientes com diabetes na atenção básica: uma revisão bibliográfica. UNIFRA, Santa Maria, RS, março e maio de 2012 Brasil. Disponível em: < http://www.unifra.br/eventos/forumfisio/Trabalhos/5039.pdf.>>. Acesso em: 04 de out. 2014.

CAIAFA, J.S.; et al. Atenção integral ao portador de Pé Diabético. J Vasc Bras, Vol. 10, Num. 4, Suplemento 2, 2011.

JÚNIOR, F. et al. Programa hiperdia: do preconizado ao realizado – interfaces com a ética na enfermagem. Rev Enferm FACEMA. 2011. Disponível em: http://189.59.9.179/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/. Acesso em: 10 de out. 2014.

LEITE, A.P.; et al. A EFETIVIDADE DE UM PROTOCOLO DE USO DO GEL DE PAPAÍNA A 2% E 4% NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS. Niterói, julho, 2012 .

SANTOS, E.M.; et al. A VISITA DOMICILIAR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS. Cogitare Enferm. 16(3):492-7, Jul/Set; 2011.

SOUZA, M.C.A.; et al. Úlcera crônica tratada com gel de papaína 10% na Estratégia Saúde da Família: relato de experiência. Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro, 12(39):1-8, Jan-Dez; 2017.

TORRES, H.C. et al. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Rev Saúde Pública. v.2, n.43, p.291-298, 2010. Disponível em : http://www.scielo.br/scielo.php.Acesso em:16 de outubro. 2014.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

FERREIRA, Simone Oliveira; CALDAS, Nairan Morais; CAMILLO DE CARVALHO ROCHA, Gisele D’Angela D’Angela. UTILIZAÇÃO DE PAPAÍNA NO TRATAMENTO DE FERIDA E A VISITA DOMICILIAR COMO UMA FERRAMENTA PARA SISTEMATIZAÇÃO DAASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 55–62, 2023. DOI: 10.5965/259464123155. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/14504. Acesso em: 28 mar. 2024.