A utilização de papaína no tratamento de ferida e a visita domiciliar como uma ferramenta para sistematização da assistência de enfermagem: relato de experiência

Simone Oliveira Oliveira Ferreira, Nairan Morais Caldas, Gisele D'Angela D'Angela Camillo de Carvalho Rocha

Resumo


O presente estudo propõe relatar a experiência do uso da papaína durante o cuidado prestado a uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) delineando toda assistência prestada a nível hospitalar e posteriormente nas visitas domiciliar que foi realizada no intuito de acompanhar e monitorar a evolução do processo de cicatrização da lesão, ademais com o objetivo de se promover o cuidado em uma perspectiva global. Este manuscrito contempla também a importância da assistência de enfermagem de forma sistematizada para um bom prognostico. falar da visita domiciliar. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido, a partir de uma ação extensionista da Universidade Estadual de Santa Cruz, vinculada ao Programa de Educação Superior pelo Trabalho para a Saúde, o qual foi cenário da vivência de uma acadêmica que atuou como bolsista. A analise dos dados produzidos ocorreu por meio da pesquisa nas bases de dados Lilacs e Scielo. Participou da experiência uma usuária diabética juntamente com a família, uma docente enfermeira e uma acadêmica do curso de Enfermagem. O cuidado em âmbito hospitalar ocorreu durante um mês e posteriormente a avalição do quadro clinico a nível domiciliar no período mensal que durou aproximadamente dois meses, onde se utilizou durante as trocas de curativo a papaína a 6%, que corroborou para cicatrização da lesão, durante esse processo de cuidado foi estabelecido vinculo com a família acompanhada e o despertar da paciente para o autocuidado frente doença enfrentada. Finalizamos este relato salientando a importância do cuidado integral ao cliente durante a assistência hospitalar, bem como, do acompanhamento posterior no âmbito domiciliar, considerando a visita domiciliar como uma ferramenta para ampliação da assistência, aplicando terapêuticas eficazes e de baixo custo, a exemplo da papaína.

Palavras-chave


Diabetes Mellitus, Visita domiciliar, Utilidade da papaína em feridas.

Texto completo:

PDF

Referências


BOEIRA, G. et al. Atuação interdisciplinar para pacientes com diabetes na atenção básica: uma revisão bibliográfica. UNIFRA, Santa Maria, RS, março e maio de 2012 Brasil. Disponível em: < http://www.unifra.br/eventos/forumfisio/Trabalhos/5039.pdf.>>. Acesso em: 04 de out. 2014.

CAIAFA, J.S.; et al. Atenção integral ao portador de Pé Diabético. J Vasc Bras, Vol. 10, Num. 4, Suplemento 2, 2011.

JÚNIOR, F. et al. Programa hiperdia: do preconizado ao realizado – interfaces com a ética na enfermagem. Rev Enferm FACEMA. 2011. Disponível em: http://189.59.9.179/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/. Acesso em: 10 de out. 2014.

LEITE, A.P.; et al. A EFETIVIDADE DE UM PROTOCOLO DE USO DO GEL DE PAPAÍNA A 2% E 4% NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS. Niterói, julho, 2012 .

SANTOS, E.M.; et al. A VISITA DOMICILIAR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS. Cogitare Enferm. 16(3):492-7, Jul/Set; 2011.

SOUZA, M.C.A.; et al. Úlcera crônica tratada com gel de papaína 10% na Estratégia Saúde da Família: relato de experiência. Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro, 12(39):1-8, Jan-Dez; 2017.

TORRES, H.C. et al. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Rev Saúde Pública. v.2, n.43, p.291-298, 2010. Disponível em : http://www.scielo.br/scielo.php.Acesso em:16 de outubro. 2014.






Direitos autorais 2019 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico)