PROJETO UNIVALI EM MOVIMENTO- EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

Rozana Aparecida Silveira, Guilherme Freccia, Claudio de Souza, Leticia Luiz, Milena Machado

Resumo


O objetivo do projeto de extensão Univali em Movimento é oferecer ações prático-reflexivas nas áreas do lazer, esporte e saúde, bem como oportunizar aos acadêmicos do curso de Educação Física da UNIVALI, a vivência de práticas pedagógicas do ser professor nas diferentes realidades do sistema de ensino atual. Submetidos a este objetivo, dois eixos orientam as ações extensionistas de acordo com seus objetivos específicos: 1. Práticas Corporais (Iniciação Desportiva Universal e Danças Urbanas) e 2. Educação para Saúde e Movimento (Skate na Escola). O presente trabalho se configura como uma pesquisa-ação, de cunho exploratório e com tratamento qualitativo dos dados. A identificação dos resultados alcançados e do impacto social foi verificada por meio de entrevistas, notas, fotos, vídeos e observações dos bolsistas em relação aos beneficiários diretos (alunos e participantes) e indiretos (professores e funcionários das escolas, pais e/ou responsáveis, acadêmicos, etc.) materializados em relatórios semanais em conjunto com fichamentos de livros e artigos orientados pelos professores do projeto, anexados nas atas de reuniões quinzenais. O projeto promoveu no ano corrente ações comunitárias que integram o alcance dos objetivos propostos inicialmente para os acadêmicos, para a comunidade, e para o curso, já que promove uma formação profissional baseada na práxis pedagógica com postura crítica pela cultura de movimento, tem como lócus preferencial e privilegiado a escola que é beneficiária direta e indireta, e compartilha a linha de pensamento do curso enquanto laboratório formativo profissional que estabelece a conexão corpo e movimento pela cultura corporal.

Palavras-chave


Educação Física; Lazer; Esporte; Saúde

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Eliane N. Rap e Educação Rap é Educação. São Paulo: Summus, 1999.

ARMBRUST, Igor, ANTÔNIO, Ascânio Flávio. O Skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, Rio Claro, v.16 n.3 p.799-807, jul./set. 2010.

BETTI, M. Educação Física e Cultura Corporal de Movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Rev. da Educação Física. Maringá, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2008.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre, Magister, 1992.

BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003a.

______. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, ano XIX, nº 48, p.69-89, agosto 2003b.

FREIRE, João Batista, SCAGLIA, Alcides. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

FREIRE, J. B. Pedagogia do Futebol. Pedagogia do Futebol. Pedagogia do Futebol. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

GARCIA, Marcos Neira. Etnografando a prática do Skate: Elementos para o currículo da Educação Física. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 18, julho/dezembro de 2014.

Greco, P.J. e Benda, N.R. (1998). Iniciação Esportiva Universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico, Volume I. Belo Horizonte: Editora UFMG.

HELENA, Lúcia Alvarez Leite, FELIPE, Paulo Lopes de Carvalho. Educação (de tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1205-1226, 2016.

JUSTINO, Maria José, A admirável complexidade da arte, In: ARAÚJO, Silvia Maria; BÓRIO, Elizabeth; CORDI, Cassiano et al. Para filosofar, São Paulo, Editora Scipione, 1999.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

MAGNANI, Ivetti. Ensino, pesquisa, extensão e a nova tipologia do ensino superior brasileiro. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25. Caxambu, 2002. Anais... Caxambu: ANPEd, 2002.

NANNI, D. Dança educação,princípios métodos e técnicas. 2.ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 1998.

ROSSETTO, A.J.; MARGONAR, T.N; Aprendizado do Handebol: comparação de métodos de ensino do esporte. Vol. 13, 47-56, 2014.

SILVA, Maria das Graças. Universidade e sociedade: cenário da extensão universitária? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23. Caxambu, 2000. Anais... Caxambu: ANPEd, 2000.

SOUZA, Jusamara. Vozes da periferia. Revista Movimentos Socioculturais, Especial, O olhar do adolescente, Ediouro, Nº. 4, p. 83, 2007.

SHIGUNOV, V.; SHIGONOV NETO, A.(Orgs.). A formação profissional e a prática pedagógica. Paraná: Midiograf, 2001. p. 19-53.

TEODORO, A.; VASCONCELLOS, M. L. (Orgs.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2. ed. São Paulo: Cortez/ Mackenzie, 2005. p. 79-108.






Direitos autorais 2018 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico)