URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Viviane Iraci Correia Tugne, Pamela Nunes Ramos, Mariana Gonçalves, Relber Aguiar Gonçales

Resumo


O presente relato de experiência Urgência e Emergência: Juntos somos mais fortes, é um trabalho realizado na turma do 3º ano, faixa etária de 8 e 9 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Aresmi Juraci Tavares Rodrigues, localizada no Município de Santa Vitória do Palmar-RS, durante quatro semanas. Objetivou-se, desenvolver nos alunos motivações que possam construir aprendizagens sobre conhecimentos básicos de enfermagem e buscar respostas para as indagações, possibilitando o compartilhamento dos conhecimentos com colegas, amigos, familiares e a própria comunidade. Tal assunto, até então desconhecido, foi desenvolvido em sala de aula, a partir de experiências práticas e procedimentos que proporcionaram a construção de conhecimentos em relação ao agir e o saber agir em situações de acidentes ou de perigo. Para tornar o conhecimento significativo, foram instigados a vivenciar a prática através de palestras, visita monitorada, confecção de cartazes, simulações e apresentações orais. Ademais, percebermos que os alunos se tornaram disseminadores do que aprenderam, compartilhando as novidades com comprometimento e dedicação; assim, com esse pensamento, foi possível observar que o diferente é possível na atualidade entre as escolas públicas.

Palavras-chave


Educação; Enfermagem; Experiências para a vida.

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