POESIA E LEITURA: diálogos na formação de professores do ensino médio

Maria Socorro Pinheiro

Resumo


Este artigo trata sobre o projeto de extensão “Poesia e leitura: diálogos com os professores do ensino médio”, desenvolvido na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI – unidade da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem como objetivo discutir a poesia como espaço de formação do leitor, apontando sua importância no desenvolvimento humano por ser uma forma de conhecimento que atua diretamente na construção das subjetividades; ainda pensar em metodologias para o ensino de poesia em sala de aula, refletindo com os professores do ensino médio sobre os possíveis caminhos que aproximariam o leitor da poesia. O projeto está fundamentado nos estudos de Hélder Pinheiro (2007, 2014), Eliana kefalás (2012) Roland Barthes (1984, 2004) e Rildo Cosson (2017), com abordagens críticas sobre a formação literária do leitor e a construção do sentido do texto poético. As propostas metodológicas foram discutidas por meio de oficinas de formação oferecidas aos professores do Ensino Médio, da área de Linguagens e Códigos, da cidade de Iguatu, Estado do Ceará, mostrando a inserção da poesia no espaço da sala de aula. Com este projeto, construímos um diálogo, que ainda incipiente já demonstra sua pertinência ao trazer a lume o lugar da poesia com suas imagens e símbolos reveladores da condição humana. Esperamos que este trabalho proporcione aos educadores um novo olhar sobre o estudo da poesia nas aulas de literatura do ensino médio, visando, sobretudo, a formação do leitor literário.
Palavras-chave: Poesia. Leitura. Ensino. Professores.

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Poeisa; Leitura; Ensino; Professores

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Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico)