RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autores

  • Gisele Jung Franciscatto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.12855

Palavras-chave:

tratamento de urgência odontológica, dor dental, traumatismo dentário

Resumo

Esse artigo apresenta o relato de experiência a respeito do projeto de Capacitação em Atendimento Odontológico de Urgência e Emergência na Universidade Federal de Santa Maria. O tratamento de urgência e emergência pode ser descrito como a abordagem inicial de um paciente que se encontra em situação de dor ou anormalidade, abrangendo afecções pulpares, periapicais, periodontais ou traumáticas, necessitando intervenções clínicas e/ou cirúrgicas. Esses atendimentos fazem parte da rotina do cirurgião-dentista, logo, o projeto surgiu com o objetivo de capacitar alunos do Curso de Odontologia que têm pouca experiência e contato durante a graduação com tais procedimentos. O projeto também tem objetivo de ofertar à população, que busca atendimento nas clínicas da Universidade, uma opção de um serviço destinado exclusivamente para esses atendimentos, visto que são poucas vagas ofertadas pelas clínicas usuais da graduação. Com início em março de 2017, funcionando em dois turnos semanais, conta com alunos de graduação, professores, uma odontóloga e alunos de pós-graduação. O atendimento de urgência busca, principalmente, o alívio da dor, eliminando imediatamente sua causa, e restauração da função dentária e encaminhamento do paciente para realização do tratamento odontológico definitivo adequado. Até dezembro de 2017, com cerca de 10 meses de projeto, aproximadamente 80 pacientes receberam atendimento, obtendo suas queixas sanadas e sendo acolhidos pela Universidade. Cerca de 77% dos atendimentos envolveram alguma intervenção endodôntica.

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Biografia do Autor

Gisele Jung Franciscatto, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Odontologia Restauradora

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

FRANCISCATTO, Gisele Jung. RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 115–122, 2023. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.12855. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12855. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências