EDUCAÇÃO, CIDADANIA E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: aplicação do Projeto Criativos na Escola Estadual Visconde de Itaparica, Cabula, Salvador, Bahia.

Velma Factum Dutra, Francisca de Paula Santos da Silva, João Max Conceição de Oliveira, Maria de Fátima Araújo Frazão, Maria José Santana dos Santos Neres

Resumo


Este artigo apresenta a aplicação do Projeto Criativos na Escola Estadual Visconde de Itaparica, situado no bairro do Cabula, Salvador, Bahia, durante o processo de organização do VII Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (VII ETBCES), realizado em 2017. Este evento vem ocorrendo fora dos muros da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e visa dialogar, interagir e construir com as comunidades circunvizinhas à instituição, alternativas para valorização do patrimônio material e imaterial e das habilidades socioculturais, entre outras por meio de metodologia participativa. A metodologia adotada na pesquisa é pesquisa-ação por conta da ação coletiva orientada para os objetivos do Projeto Criativos na Escola Visconde de Itaparica e voltada aos estudantes da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, durante dois meses. Os resultados obtidos foram apresentados pelos estudantes no evento, no qual constatamos que o Projeto Criativos possibilitou a construção de caminhos para o exercício da cidadania crítica, na medida em que, os estudantes demonstraram autonomia e encorajamento para transformar a realidade social local.

Palavras-chave: Educação. Cidadania. Projeto Criativos. Turismo de Base Comunitária.

Palavras-chave


Educação; Cidadania; Turismo de Base Comunitária

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