MATEMÁTICA E ARTES Contexto de Aprendizagens Significativas

Jefferson Correia da Conceição

Resumo


A aprendizagem matemática, por vezes, é muito confundida com medo, dificuldade, sem atrativos, sem cor e sem vida. Todavia, pode-se constatar mediante algumas ações pedagógicas realizadas por meio de oficinas de expressão plástica, que ocorrem no Projeto de Extensão em andamento, justamente o contrário: beleza, cor, movimento, criatividade, arte e muito envolvimento, pois o público envolvido – licenciandos em Matemática e pessoas da Terceira Idade, regularmente matriculados na Universidade Aberta a Terceira Idade, participam de forma ativa na elaboração do próprio conhecimento. É possível, de forma lúdica e por meio de algumas expressões artísticas – painéis, esculturas, jogos etc, discutir e exemplificar alguns conceitos matemáticos presentes na geometria, tais como: ponto, simetria, formas regulares e irregulares, dentre outras, por intermédio de uma prática pedagógica amparada pela ludicidade e pelas artes, uma vez que, as atividades se tornam interessantes e prazerosas. Dessa forma, este relato de experiência busca evidenciar alguns resultados e reflexões, fruto do trabalho pedagógico que ocorre com o envolvimento da Matemática com as Artes, ao ressaltar os benefícios tangíveis – aprendizagens, motivação, alegria, disposição, reminiscências, que são declarados pelos envolvidos, por intermédio das ações citadas.
Palavras-chave: Aprendizagem. Matemática. Artes. Geometria. Ludicidade.

Palavras-chave


Aprendizagem; Matemática; Artes; Geometria e Ludicidade

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC; SEM, 1997.

CIFUENTES, José C. Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n.46, p.55-72, 2005.

CONTADOR, Paulo Roberto Martins. A Matemática na arte e na vida. 2. ed. rev. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.






Direitos autorais 2018 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico)