AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA A APRENDIZAGEM DE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PELA ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBAL

Juliana Kmiecik, Nicole Glock Maceno

Resumo


Diante da importância da aprendizagem da Química, foi aplicada uma proposta de Experimentação Problematizadora sobre o tema “Processos físicos e químicos” para duas turmas de 9º ano de uma escola de São Bento do Sul e a outra de Joinville (SC). O principal material utilizado foi o giz de quadro e interessava auxiliar o estudante na diferenciação entre estes dois processos, além de conscientizá-los sobre a preservação das espécies marinhas. Foi possível perceber que os discentes distinguiram facilmente os processos físicos dos químicos, porém com argumentos baseados somente nos aspectos macroscópicos. A partir da explicação conceitual, de elementos verbais e de novas problematizações, a maioria dos alunos foi capaz de relacionar os experimentos aplicados com uma situação real, indicando que a Experimentação Problematizadora foi útil para a aprendizagem e para inseri-los na linguagem da Química.

Palavras-Chave: Ensino de química, ensino fundamental, linguagem química, processos físicos e químicos.

Texto completo:

PDF