A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DO GRUPO DE PESQUISA EM ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E ENVELHECIMENTO: O EXEMPLO DO GRUPO DE ESTUDOS DA TERCEIRA IDADE.

Giovana Zarpellon Mazo, Inês Amanda Streit, Enaiane Cristina Menezes, Artur Rodrigues Fortunato, Eduardo Capeletto, Deise Jaqueline Alves Faleiro, Lucas Gomes Alves, Felipe Fank, Rafaela Maria Porto, Luana Machado, Leonardo Hoffmann, Silvia Rosane Parcias

Resumo


Considerada um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico, a extensão universitária é responsável pela troca de conhecimentos entre a universidade e a sociedade. O Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento - LAGER preocupa-se em divulgar os resultados de suas pesquisas em revistas cientificas da área. Diante disso, o presente artigo possui como objetivo, descrever a produção de conhecimento do Grupo, desenvolvidas em parceria com o programa de extensão universitária Grupo de Estudos da Terceira Idade - GETI. O estudo caracteriza-se como retrospectivo de análise documental de artigos publicados pelo GETI ou seus participantes no período de 2006 a 2016, onde foram selecionados 58 artigos científicos. Utilizou-se para tabulação de dados o programa Excel, analisados por meio de estatística descritiva. Concluiu-se que houve um aumento considerável da produção de conhecimento do LAGER nos últimos anos, desenvolvidas em parceria com o GETI, resultado da experiência e do desenvolvimento de pesquisas, aprimorando também a qualidade dos periódicos nos quais os artigos foram publicados. Além disso, a disseminação desse conhecimento contribuirá na formação e atuação profissional na área da saúde.

Palavras-chave: Extensão comunitária. Idosos. Instituição de pesquisa. Revisão acadêmica.

Texto completo:

PDF