Práticas E Processos Em Poéticas Urbanas – Do Silêncio Da Concha À Charretenet

Autores

  • Andressa Rezende Boel Universidade Federal de Uberlândia
  • Heliana Ometto Nardin Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Neste trabalho nos propomos a fazer uma breve leitura crítica sobre duas propostas artísticas executadas no perímetro urbano de Uberlândia-MG, tendo como base os fundamentos da arte ativista e da Estética Relacional. A primeira delas, Do silêncio da concha por Ana Reis e Cássia Nunes em 2010, se instaurou na região central da cidade, na Praça Tubal Vilela. A segunda, CharreteNet por Gastão Frota e colaboradores em 2011, que cortou as periferias do município de norte a sul, leste a oeste. Ambas se constituem como práticas artísticas pertinentes ao campo da arte contemporânea que visam a interação gerada pelo encontro.

Biografia do Autor

Andressa Rezende Boel, Universidade Federal de Uberlândia

Artista; Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes na Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG). Graduada em Artes Visuais, licenciatura e bacharelado - UFU. Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq (2010-2012). Pertence ao NUPAV – Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais/UFU.

Heliana Ometto Nardin, Universidade Federal de Uberlândia

Prof.ª Dr.ª na graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação / Mestrado em Artes – Instituto de Artes – Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG). Pertence ao NUPAV – Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais/UFU.

Downloads

Publicado

2015-02-05