Dos Buracos no Objeto: Land Art e Profanação

Autores

  • Lilian Hack UFRGS
  • Edson Luiz Andre Sousa UFRGS

Resumo

Pretende-se problematizar as relações entre objeto artístico e linguagem. Para tanto serão percorridas obras e declarações de artistas da Land Art, como Michael Heizer e Robert Smithson, tensionando um deslocamento da arte em relação ao objeto, aos seus espaços consagrados – galerias e museus – e aos discursos por eles produzidos, e compondo uma aproximação com o conceito de profanação, de Giorgio Agamben.

Biografia do Autor

Lilian Hack, UFRGS

Lilian Hack, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, área de concentração em História, Teoria e Crítica, sob orientação do professor Dr. Edson de Sousa. Membro do grupo de pesquisa LAPPAP – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política – fez parte da comissão organizadora do último Seminário do grupo (2012): O que restou do paraíso: as utopias sociais e artísticas. Especialista em Arte e Ensino das Artes pela FAP. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela FURB. Vem desenvolvendo pesquisas que procuram pensar as ressonâncias entre arte e vida na arte contemporânea. Apresentou a Monografia Uma Cartografia do Grupo de Experimentações Nômades Oi é Uá=Uá!!!, , na qual desenvolveu pesquisas a respeito de coletivos de arte no Brasil e das relações entre arte e vida, e que possui aprovação do Ministério da Cultura para publicação, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Atualmente pesquisa as relações entre Arte e Linguagem, nos desdobramentos que compõe os entrelaçamentos entre arte e vida, na arte contemporânea. 

Edson Luiz Andre Sousa, UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), especialização em filosofia pelo PPG Filosofia - UFRGS, mestrado em Psicanálise e Psicopatologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1989) e doutorado em Psicanálise e Psicopatologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1993). Analista membro da Associação Psicanalitica de Porto Alegre. Atualmente é professor associado IV do departamento de psicanálise e psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Pos Graduação em Psicologia Social e Pos Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Coordena junto com Maria Cristina Poli o LAPPAP - Laboratorio de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Politica/UFRGS Tem desenvolvido trabalhos em torno da articulação psicanálise e arte e também pesquisado o tema das utopias.Membro do GT Psicanalise: Politica e Cultura, Membro da Associação Univesitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, Membro do LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (PUC-RJ), Membro do Grupo de Pesquisa Sujeito, Sociedade e Política (USP), Membro da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência (UERJ), Pesquisador do grupo Outrarte - estudos entre arte e psicanálise - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP, Membro do GT Literatura e Utopia - UFAL, Membro da Society of Utopian Studies (USA), Membro correspondente do grupo de pesquisa Pândora - Psychanalyse et Art - Université de Paris VII (França), Membro do Nucleo de Pesquisa em Psicanálise e Cinema-UFRGS, Professor visitante em 2006 da Deakin University - Melbourne . Professor visitante em 2007 do 17, Instituto de Estudos Criticos - Cidade do Mexico. Pesquisador visitante na DePaul University - Chicago em abril de 2012, Pós-doutorado em Paris 2009-2010 na Université de Paris VII (Université Denis Diderot) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS)

Downloads

Publicado

2013-09-22

Edição

Seção

Artigos