História da Matemática em Vídeos: Uma Produção Acerca da Origem das Geometrias Não Euclidianas

Autores

  • Lucas Ferreira Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina
  • Eliane Maria de Oliveira Araman Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017040

Resumo

Reconhecendo que o avanço das tecnologias tem influenciado o modo como as pessoas pensam, se comunicam, adquirem informação, entre tantas outras ações que são inerentes a vida do ser humano, entende-se que inserção das tecnologias no contexto escolar torna-se, cada vez mais, algo indispensável. Entre estas tecnologias, pode-se citar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) as quais oferecem inúmeros recursos que podem favorecer os processos de ensino e de aprendizagem, sendo os vídeos didáticos um destes recursos que podem favorecer os processos de ensino e de aprendizagem. Devido aos seus diversos recursos, o vídeo possibilita explorar diversos conceitos de forma objetiva e lúdica. Outro aspecto a se considerar, é que a História da Matemática é um recurso didático que pode contribuir para compreensão dos conceitos matemáticos, a partir dos elementos históricos que possibilitaram estes conceitos surgirem. Assim, defendemos que é possível aliar os vídeos didáticos a História da Matemática e, assim, este trabalho tem como objetivo propor uma forma de se elaborar vídeos didáticos baseados na História da Matemática que podem ser explorados em sala de aula. Para tanto, apresentaremos esta proposta por meio de uma exemplificação: a produção de um vídeo que explora a origem das geometrias não euclidianas, destacando os passos que foram seguidos até a elaboração final desse vídeo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina

Mestrando em Ensino da Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - PPGMAT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina e Cornélio Procópio. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus de Cornélio Procópio. Atualmente atua como professor de Matemática no Ensino Médio e Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Rosário (Cornélio Procópio/PR).

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio

Possui graduação em Licenciatura Em Ciencias Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). É docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

FERREIRA GOMES, Lucas; DE OLIVEIRA ARAMAN, Eliane Maria. História da Matemática em Vídeos: Uma Produção Acerca da Origem das Geometrias Não Euclidianas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 40–61, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017040. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9540. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos