Entre o empírico e o transcendental: gestos ostensivos wittgensteinianos no ensino da matemática

Autores

  • Marcelo Sousa Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Marisa Rosâni abreu da Silveira Universidade federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017093

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, tem o objetivo de tratar da utilização de gestos ostensivos como auxiliares do professor na atividade de ensino de conceitos matemáticos. Para tanto, empreenderemos uma discussão a respeito de técnicas linguísticas de nomeação e de ligações elementares de sentido, tendo como referencial teórico a filosofia de Ludwig Wittgenstein, que descreve essas técnicas como elementos importantes para o aprendizado da linguagem. Nossa análise aponta que os gestos ostensivos são elementos constitutivos da atividade de ensino da matemática e essenciais para a aprendizagem.

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

OLIVEIRA, Marcelo Sousa; SILVEIRA, Marisa Rosâni abreu da. Entre o empírico e o transcendental: gestos ostensivos wittgensteinianos no ensino da matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 93–110, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017093. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9333. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos