A resolução de problemas no ensino de estocástica no Ensino Médio

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior UFABC
  • Roberta de Cássia dos Anjos UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017072

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo investigar o que se tem sido publicado nos anos de 2010 a 2015 sobre a aplicação da Resolução de Problemas como Metodologia no Ensino da Estocástica no Ensino Médio. A pesquisa em tela é denominada do tipo “estado da arte” que segundo Ferreira (2002) tem como desafio mapear e discutir uma determinada pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, época e lugar. Segundo Lopes e Moran (1999) o termo “Estocástico” refere-se à interface entre os conceitos combinatório, probabilístico e estatístico, possibilitando o desenvolvimento de formas particulares de pensamento. A partir da leitura de 8 trabalhos (artigos publicados em periódicos científicos; artigos publicados em eventos científicos; e dissertações de Mestrado) mostram que os alunos possuem limitações em relação aos conceitos estocásticos, indicando ainda a não utilização deste enfoque em sala de aula por parte dos professores. Assim, conclui-se que há necessidade desta formação nos cursos de licenciatura em Matemática que atendam a nova demanda de Ensino Estocástico e a inclusão no currículo da formação de professor na forma de Resolução de Problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, UFABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vice coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da UFTM, professor do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, coordenador do departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e coordenador dos projetos FAPEMIG: Tendências da pesquisa sobre Educação Estatística no Brasil e Validade e confiabilidade do acesso ao ensino superior e o desempenho dos alunos de Serviço Social da UFTM e FAPEMIG/CAPES: Concepção e Prática de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas em Uberaba no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística.

Roberta de Cássia dos Anjos, UFTM

Mestre em Educação pela UFTM. Licenciatura em Matemática pela UFTM.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; DOS ANJOS, Roberta de Cássia. A resolução de problemas no ensino de estocástica no Ensino Médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 72–92, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017072. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9274. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos